SóProvas


ID
2299951
Banca
Instituto IBDO
Órgão
Prefeitura de Maria da Fé - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão:

A burocracia da terra

    O modelo agrário brasileiro, embora com inúmeros defeitos, possui uma característica que merece ser destacada, elogiada e preservada: a produção agropecuária brasileira é a última atividade econômica ainda totalmente nas mãos de brasileiros. Pouco se fala disso, mas o fato é que não encontramos multinacionais responsáveis por qualquer parcela significativa da produção. Também não encontramos, no campo, as famigeradas empresas estatais. Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo. A produção rural, na verdade, é o reduto final da livre iniciativa brasileira. Com a nossa economia cada vez mais estatizada e desnacionalizada, a agropecuária permaneceu uma atividade essencialmente de brasileiros.

    Temos certeza de que esta parcela da população, hoje responsável pela produção rural do país, é simpática a medidas que enriqueçam o trabalhador rural e favoreçam a justiça social. Somos todos a favor de medidas que facilitem o acesso à propriedade rural, tornando um maior número de brasileiros proprietários e produtores. Somos todos a favor de medidas que aumentem a produtividade no campo. Somos todos contra, enfim, a especulação com terras, a ociosidade, o desperdício. Não é o produtor rural quem lucra com isso, e sim o especulador, quase sempre alheio à atividade produtiva.

    Repudiamos, porém, a planejada reforma agrária da Nova República da maneira como foi apresentada pelo diretor do INCRA, senhor José Gomes da Silva, e por seu superior hierárquico, o ministro Nelson Ribeiro. Autoritária e de critérios arbitrários, fatalmente levará a uma crescente estatização da atividade rural no país - e isso quer dizer que chegarão ao campo a ineficiência, a burocracia e a corrupção hoje encontradas em quase todas as outras atividades já estatizadas.

(CAMARGO NETO, Pedro de. Veja, 7 ago. 1985apud FIORIN. José Luiz; SAVIOU. Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17a ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 245). 1

A partir da leitura de partes do primeiro parágrafo é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

     

     

    Na 4 linha o texto informa :


    [...]Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo. 

     

     

  • Juli Li,

    Me preocupa como essa banca pensa a respeito das conjunções Concessivas, uma vez que sua propriedade é de reduzir aquilo que foi dito anteriormente e não anular. Essa inclusive é o que diferencia entre a Concessão e a Adversativa.

    Exemplo:

    A Garota era linda embora fumasse.

    A Garota era linda mas fumava.

    Repare que na última a conjunção adversativa desconstitui completamente o que foi dito na oração principal, ao passo que na primeira somente diminui seu efeito.

    Se eu estiver errado me desculpe, mas é o que entendo.

  • dayves porto, com um pouco mais de aprofundamento conseguimos fechar sua dúvida, veja:

     

    É possível sim ajustar uma concessiva para uma adversativa, no entanto , é de extrema importância identificar o tempo

    verbal que se segue.

     

    Quando eu uso uma concessiva eu tenho que observar que o verbo seguinte está no subjuntivo; já uma adversativa o verbo

    deve estar no indicativo.

     

    Note:

    Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo.

     

    SUBJUNTIVO (Presente)

    que eu existas

    que tu existas

    que ele/ela existas

    que nós existamos

    que vós existais

    que eles/elas existam

     

     

    Vou deixar um comentário do querido Pestana para quem tiver interesse.

    https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=adversativas-e-concessivas-ta-e-dai

     

    Um site com a conjugação dos verbos, para, quem se interessar, treinar.

    http://www.conjuga-me.net/verbo-existir

     

    Bom estudo!

  • letra  E é a correta pelo simples fato :

    As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. 

    Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA

    mesmo o embora estando ao início da oração , nos remete a ideia de contraste , quebra de expectativa

  • È CONCESSIVA PORTANTO, NÃO INVALIDA.LETRA A

  • Se você, assim como eu, não reparou, MAS O PROFESSOR TOP DOS TOP (PESTANA) REPAROU E ME ALERTOU, "significativa" na letra A é ADJETIVO E NÃO SUBSTANTIVO como colocado na alternativa. Logo, a letra E, seria, neste caso, a mais correta. #chocadatambém!

  • Na verdade, todas alternativas estão erradas.

    Letra A: "significativa" não é substantivo.

    Letra E: A conjunção concessiva "embora" não "invalida" o termo exposto, apenas diminui seu efeito.

    Conjunção concessiva= contraste: afirma, depois diminui o efeito do que foi dito.

    Conjunção adversativa= adversidade, contradição, oposição: afirma, depois desconstrói, contradiz o que foi dito.

    Contraste é diferente de contradição! repassem até chegar na banca

  • A) Em “(...) o fato é que não encontramos multinacionais responsáveis por qualquer parcela significativa da produção” o substantivo “significativa” conduz à ideia de que há multinacionais responsáveis por alguma parcela da produção. Como uma colega escreveu, um professor notou que "significativa" não é substantivo, e sim adjetivo.

    B) “Também não encontramos, no campo, as famigeradas empresas estatais” não conduz à ideia de que a atuação das empresas estatais é negativa. Pelo contrário, famigerado é aquele "que possui má fama; de conceito ruim:"

    C) O período “Embora existam multinacionais proprietárias de terra, o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo” nega que existam multinacionais na atividade agropecuária. Percentual não é significativo quer dizer pequeno percentual

    D) A oração concessiva, introduzida por “embora”, é usada para negar a existência de multinacionais no campo. "Embora" tem valor concessivo, isto é, admite uma contradição ou um fato inesperado, e não meramente nega a anterior.

    E) A oração concessiva serviu para indicar que o argumento nela exposto será invalidado a seguir por outro argumento: “o percentual de produção rural em suas mãos não é significativo”. Como um colega disse, a propriedade da concessão é de reduzir aquilo que foi dito anteriormente e não anular. Isso marca a diferença entre a Concessão e a Adversativa. Entretanto, é o gabarito da banca.