SóProvas


ID
2300404
Banca
Quadrix
Órgão
CRBio-6ª Região
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Robbins, S.P (Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Comportamento Organizacional. 1999. Rio de Janeiro: LTC) conceitua as Mudanças Organizacionais como "atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais". Vivemos em um mundo globalizado onde as facilidades de comunicação, transporte e novas tecnologias, entre outros fatores, provocam uma mortandade de organizações, se estas não se adaptarem às condições mundiais que provocam uma concorrência desenfreada entre elas. Daí a razão pela qual as organizações devem promover sistemáticas mudanças em sua organização. Elas devem planejar e adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso, se adaptando ao ambiente de sua atuação, ao perfil das pessoas com que interage e à sua própria estrutura organizacional. Observe os fatores relacionados.
I. Evolução da tecnologia.
II. Choques econômicos e intervenção governamental na economia.
III. Concorrência a nível nacional e internacional.
IV. Tendências sociais.
Aponte a alternativa que retrata os fatores que estimulam a mudança organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    A mudança pode ser influenciada por fatores internos e externos.

     

    Ex: 

    Fatores internos: Estrutura formal e informal

    Fatores externos: Clientes, concorrência, mudanças na legislação, mudanças no mercado e tecnologia.

  • Segundo Bressan (2004), para o sucesso da adoção de mudanças devem-se adotar estratégias que compreendam os aspectos ambientais dos indivíduos e da organização. Para isso, faz-se importante o conhecimento das variáveis que provocam as mudanças, sejam elas contínuas ou descontínuas, a fim de permitir o manejo e a implantação da mudança, bem como o aumento da eficácia organizacional e de sua chance de sobrevivência.

    Para Wood; Curado; Campos (1995 apud SOUZA, 2009), a mudança justifica-se na melhorar da qualidade, no aumento da produtividade, na reflexão dos valores dos novos líderes, na redução dos custos e na administração de conflitos.

    Basicamente, Souza (2009), aponta os aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e sociais como fatores causadores das mudanças.

    Para Robbins (2005), as forças que estimulam a mudança organizacional são: a natureza da força de trabalho, tecnologia, choques econômicos, concorrência, tendências sociais e a política mundial.


    http://revista.unilins.edu.br/index.php/cognitio/article/viewFile/35/37

  • Para Wood; Curado; Campos (1995 apud SOUZA, 2009), a mudança justifica-se na melhorar da qualidade, no aumento da produtividade, na reflexão dos valores dos novos líderes, na redução dos custos e na administração de conflitos.

    Basicamente, Souza (2009), aponta os aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e sociais como fatores causadores das mudanças.

    Para Robbins (2005), as forças que estimulam a mudança organizacional são: a natureza da força de trabalho, tecnologia, choques econômicos, concorrência, tendências sociais e a política mundial.

    Com as explicações acima e a da professora ficou mais fácil entender que os choques econômicos e intervenção governamental na economia interferem diretamente na quantidade de produção, nas vendas que serão realizadas e na forma como isso será feito.

  • Gabarito E

    Forças que Impulsonam a mudança

    De acordo com Robbins, existem 06 tipos de forças que impulsionam a mudança organizacional:

    1.     Natureza da força de trabalho

    2.     Tecnologia

    3.     Choques econômicos

    4.     Competição

    5.  Tendências sociais

    6.     Política internacional