SóProvas


ID
2300515
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos critérios que devem ser seguidos para a liberação de uma unidade de sangue ou hemocomponente para estoque em outro serviço de hemoterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. É necessária a solicitação por escrito do médico do serviço de hemoterapia ao qual se destina, com aposição de sua assinatura, nome legível e indicação do CRM do solicitante.
II. A liberação deve ser feita para o serviço de hemoterapia que tenha contrato, convênio ou termo de compromisso com o serviço de hemoterapia distribuidor.
III. O responsável técnico do centro fornecedor responde pela liberação da bolsa, caso o pedido de sangue não tenha todos os dados do médico solicitante.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Portaria 158/2016-MS:

     

    Art. 173. A liberação de uma unidade de sangue ou componente sanguíneo para estoque em outro serviço de hemoterapia será feita:


    I - para serviço de hemoterapia que tenha contrato, convênio ou termo de compromisso com o serviço de hemoterapia distribuidor, definindo as responsabilidades entre as partes, para o fornecimento de unidades de sangue ou componentes sanguíneos;


    II - mediante solicitação por escrito do médico do serviço de hemoterapia ao qual se destina, com aposição de sua assinatura, nome legível e CRM do solicitante;

     

    Item III: errado. Art. 169 § 2º Não serão aceitas pelo serviço de hemoterapia requisições de transfusão fora dos padrões descritos no § 1º, incompletas, ilegíveis ou rasuradas.

  • Pegadinha do maladro