-
Questão cruel. Acertei porque Competitividade NÃO é pressuposto de existência da organização, mas em relação a primeira frase fiquei tentado a marcar.
Resposta Certa: A - Divisão do Trabalho
-
"tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização" nesse trecho deixa bem claro que há variações, logo a alternativa que mais se adpata à essa questão é a DIVISÃO DO TRABALHO.
-
Se a questão não tivesse pressuposto inerente à existência das organizações poderíamos considerara a competitividade. Mas as organizações partem da divisão do trabalho que pode ter consequencias negativas casos se divida ou especialize muito o trabalho, graças à força alienante.
-
Letra A
Segundo Sobral e Peci (2008), as estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da DIVISÃO do TRABALHO – pressuposto inerente à existência das organizações.
http://unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/estrut_organizacionais/sld_2.pdf
-
falou em estrutura organizacional já lembro-me de divisão do trabalho, ultimamente tenho estudado muito palavras chaves e tem ajudado bastante a resolver questões
A) divisão do trabalho
-
Divisão do trabalho, assim como departamentalização, autoridade, centralização e descentralização, amplitude administrativa, cadeia de comando(ou hierarquia administrativa), é um dos elementos da estrutura organizacional formal moderna, é dividir tarefas completas e tarefas simples.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as estruturas organizacionais. Neste caso, assinalemos a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
Consoante a lição de Sobral e Peci (2014, p.253), "A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. Refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Essa estrutura especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Suas funções básicas são:
- possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão de trabalho que definem a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções;
- proporcionar aos membros organizacionais a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores, como supervisão hierárquica, regras e procedimentos formais, treinamento e socialização;
- definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com o ambiente e outras organizações com as quais interage.
[..]
Além disso, as estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente à existência das organizações."
Concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
SOBRAL, Filipe.; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.