SóProvas


ID
230104
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre algumas técnicas de indexação comumente usadas por SGBDscomerciais:

I. Um índice primário é um arquivo ordenado cujos registros são de tamanho fixo e contêm dois campos: o primeiro é do mesmo tipo de dados do campo-chave de classificação e o segundo é um ponteiro para um bloco de disco.
II. Um índice clustering é baseado em um campo (não chave) segundo o qual os registros de um arquivo estão fisicamente ordenados.
III. Um índice secundário é um arquivo ordenado com dois campos: o primeiro é do mesmo tipo de dados de alguma chave candidata , para a qual o índice secundário será criado, e o segundo é um ponteiro para uma estrutura de lista invertida, que contém ponteiros para os blocos de dados no disco.

Marque a alternativa corretaemrelação às assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • Um índice secundário fornece um meio secundário de acesso a um arquivo para o qual já existe algum acesso primário. O índice secundário pode ser usado sobre um campo que é uma chave candidata e possui um valor único em cada registro, ou um campo que não é chave e que possui valores duplicados. O índice é um arquivo ordenado com dois campos. O primeiro é do mesmo tipo de dados de algum campo que não seja o de classificação do arquivo de dados, que é um campo de indexação. O segundo é um ponteiro de bloco ou um ponteiro de registro. Pode existir muitos índices secundários (e, assim, muitos campos de indexação) para o mesmo arquivo. [Navathe]

    Fernando Novaes

     

  • Não concordo com o item II pois ao criar um (campo chave) primary key este cria um índice clustering by default mostrando que no caso do índice clustering o campo pode ser chave ou não chave.
  • Índice primário - é um arquivo ordenado de dois atributos cujo o primeiro atributo (Ch) é chave primária que ordena fisicamente o arquivo de dados e o segundo atributo (End) aponta para um bloco do arquivo de dados.
    Índice clustering - é um arquivo ordenado de dois atributos cujo o primeiro atributo (Ch) é não chave primária que ordena fisicamente o arquivo de dados e o segundo atributo (End) aponta para o primeiro bloco do arquivo de dados que possui um registro com o valor da chave Ch.
    Índice secundário - é um arquivo ordenado de dois atributos cujo o primeiro atributo (Ch) não ordena fisicamente o arquivos de dados. Sendo Ch chave primária temos um índice denso (numero de entradas do indice é igual ao número de registros no arquivo de dados), sendo o Ch não chave primária temos que o segundo atributo aponta para uma estrutura denominada Bloco de Registros de Apontadores (estrutura de lista encadeada).
  • I e II = Corretos e autoexplicativos só lembrando que Primário é esparso logo aponta para BLOCO

    III = O que deixa ela errado é que ele não APONTA PARA BLOCO PQ ELE É DENSO.

    Leia meu CTRL C e CTRL V.

    GABARITO A.

    - Índices Densos = Aponta para cada VALOR DE CHAVE (Registro).

    - Índices Esparso/NÃO DENSO = Aponta para cada BLOCO, aponta para ALGUNS VALORES.

    - Índices Primários = ESPARSO, Arquivo Ordenado de Tamanho FIXO, Contém dois campos: Campo Chave (CHAVE PRIMÁRIA) + Ponteiro. Pode existir apenas UM, aponta apenas para CAMPO CHAVE/CANDIDATA.

    - Arquivo Ordenado cujos registros são de tamanho fixo com dois campos, O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo de chave de ordenação — chamado de chave primária — do arquivo de dados, e o segundo campo é um ponteiro para um bloco de disco .

    - Recupera todos os registros que possuem valores DISTINTOS para um CAMPO CHAVE.

    - Índices CLUSTERING/AGRUPAMENTO = ESPARSO, Arquivo Ordenado de Tamanho FIXO, Contém dois campos: Chave CLUSTERING + Ponteiro. Pode existir apenas UM, aponta para CAMPO NÃO CHAVE. Só pode ter um Índice Primário ou um Índice de CLUSTERING.

     - Recupera todos os registros que possuem MESMO VALOR para um CAMPO NÃO CHAVE = Retorna mais de um registro de uma tabela.

    - Índices Secundários = DENSO, Arquivo Ordenado, Contém dois campos: Campo de Indexação + Ponteiro. Podem existir vários índices secundários, aponta para CAMPO NÃO CHAVE/CHAVE CANDIDATA.

     - Um índice secundário oferece um meio secundário para acessar um arquivo de dados para o qual algum acesso primário já existe. Os registros do arquivo de dados poderiam ser ordenados, desordenados ou HASHED. O índice secundário pode ser criado em um campo que é uma CHAVE CANDIDATA e tem um VALOR ÚNICO EM CADA REGISTRO, ou em um CAMPO NÃO CHAVE COM VALORES DUPLICADOS.