SóProvas


ID
2301109
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os instrumentos do Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (SNVEAPV), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação, se necessário.
II. Deve ocorrer o fixo imediato desses eventos, dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone, e-mail, fax.
III. O tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 96 horas após a notificação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I certo

    II certo 

    III o tempo máximo oportuno é de 48 horas.

  • A ocorrência de um evento adverso após imunização não prova que a vacina provocou os sinais ou sintomas. As vacinas são aplicadas em lactentes e crianças durante um período de suas vidas em que certas condições clínicas tornam-se manifestas com maior frequência (por exemplo, distúrbios convulsivos). Uma vez que a associação de um evento adverso com o momento da administração de uma vacina específica, comumente ocorre ao acaso, a verdadeira associação causal requer que o evento ocorra numa taxa significativamente maior em receptores da vacina do que em grupos não vacinados de idade e local de residência semelhantes. Acúmulo fora do habitual, em associação temporal, de um determinado evento adverso com vacinação anterior, reforça a hipótese de associação causal. Todos os eventos adversos conhecidos definidos como de importância para a Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação devem ser notificados. A primeira afirmativa é verdadeira. Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação se necessário: fluxo imediato dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone, e-mail, fax. Além disso, o tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 hora após a notificação. A segunda afirmativa é verdadeira, e a terceira é falsa, já que o início da investigação é em 48h e não em 96 horas.

    Resposta A

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos graves e/ou inusitados pós-vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.
  • O tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 horas após a notificação.

  • Gabarito A (Apenas I e II corretas)

    Atenção

    • Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação se necessário:

    • Fluxo imediato dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone,e-mail, fax.

    • O tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 horas após a notificação

    Página 25 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_epidemiologica_eventos_adversos_pos_vacinacao.pdf)

  • fluxo*

  • I. Todos os eventos adversos graves e/ou inusitados devem ser notificados imediatamente ao nível hierárquico superior, com a finalidade de alertar a vigilância e obter orientações quanto à investigação se necessário.

    II. fluxo imediato dentro das primeiras 24 horas por meio de telefone, e-mail, fax.

    III. Tempo máximo para se iniciar uma investigação de campo em tempo oportuno é de 48 horas após a notificação.

    .