-
A Cultura de Segurança configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização:
- cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares. Assim como corretamente descrito na alternativa C.
- cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais. Portanto a alternativa A está errada, a meta financeira não deve ficar acima da segurança.
- cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;
- cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional;
- cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança.
O comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico não está descrito na Portaria 529/13 que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Logo, a alternativa B está errada.
Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente é uma definição de incidente. Alternativa D está errada.
Promoção de processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde em segurança do paciente faz\ parte das estratégias de implementação do PNSP. Alternativa E está errada.
Resposta C
Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/p...
-
Corrigindo:
a) cultura que prioriza segurança acima de metas financeiras e operacionais;
b) Dano: comprometimento da estrutura ou função do corpo, incluindo doenças, lesão, morte, sofrimento, incapacidade ou disfunção (físico, social ou psicológico).
c) Gabarito. Representa uma das 5 características da cultura de segurança;
d) Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente;
e) Essa assertiva é referenta às estratégias de implementação
Fonte: Portaria 529/2013
-
Gabarito: Letra C.
Complementando
De acordo com PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013
Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
V - Cultura de Segurança: configura-se a partir de 5 (cinco) características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização:
a) cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares;
b) cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais;
c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;
d) cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional; e
e) cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança; e
-
Cultura de Segurança: configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização:
a) cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares
b) cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais;
c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;
d) cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional; e
e) cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança.
GAB : C