SóProvas


ID
2301154
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes por serpentes de importância médica no Brasil são divididos em quatro tipos. Assinale a alternativa que apresenta a serpente responsável pelo acidente Elapídico.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, quatro tipos de acidente são considerados de interesse em saúde: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Acidentes por serpentes não peçonhentas são relativamente frequentes, porém não determinam acidentes graves, na maioria dos casos, e, por isso, são considerados de menor importância médica, 

    As serpentes do gênero Crotalus (cascavel) são identificadas pela presença de guizo ou chocalho na extremidade caudal.

    Para o gênero Lachesis (surucucu, pico-de-jaca), as espécies que se encontram no Brasil são Lachesis muta (bacia Amazônica) e Lachesis rhombeata (mata Atlântica, do norte do Rio de Janeiro até a Paraíba), podendo alcançar até 4,0m de comprimento.

    O gênero Micrurus (coral verdadeira) é o principal representante de importância médica da família Elapidae no Brasil.

     

    Fonte: 1402342405_Guia de vigilância epidemiologica_7ed_anipeç_.pdf

     

  • Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (presas) de serpentes. No Brasil, as serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública são representadas por quatro gêneros da Família Viperidae: Serpentes do grupo Bothrops (jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, combóia), o qual, atualmente, está agrupado em dois gêneros – Bothrops e Botrocophias; Crotalus (cascavel); Serpentes do grupo Lachesis (surucucu-pico-de-jaca); Serpentes do grupo Micrurus e Leptomicrurus (coral-verdadeira). O envenenamento ocorre quando a serpente consegue injetar o conteúdo de suas glândulas venenosas, o que significa que nem toda picada leva ao envenenamento. Há muitas espécies de serpentes que não possuem presas ou, quando presentes, estão localizadas na porção posterior da boca, o que dificulta a injeção de veneno ou toxina. Serpentes do grupo Elapídico - são causados por serpentes do gênero Micrurus. Apresentam anéis vermelhos, pretos e brancos em qualquer tipo de combinação. Consideradas animais de pequeno a médio porte são conhecidas por coral, coral verdadeira, ibiboboca ou boicorá. Cobras não peçonhentas são os Colubrídeos constituem a maior família de ofídios. Algumas espécies do gênero Philodryas sp e Clélia sp têm interesse médico, pois há relatos de quadro clínico de envenenamento. São conhecidas popularmente por cobra-cipó ou cobra-verde (Philodryas) e muçurana ou cobra-preta (Clélia)

    Resposta B

    Bibliografia http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-minist... Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. 2° ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Pinho FMO, Pereira ID. Ofidismo. Revista da Associação Médica Brasileira, 47(1), 24-29, 2001.
  • Letra B. Coral Verdadeira

  • BOTRÓPICO JARARACA

    LAQUÉTICO SURUCUCU

    CROTÁLICO CASCAVEL

    ELAPÍDICO CORAL

  • BOTHROPS = JARARACA E JARARACUÇU

    PROTEOLÍTICO, COAGULANTE, HEMORRÁGICO

    CROTALUS=CASCAVEL

    NEUROTÓXICO, MIOTÓXICO, COAGULANTE

    LACHESIS=SURUCUCU

    PROTEOLÍTICO, NEUROTÓXICO(SINDROME VAGAL)

    ELIPÍDICO=CORAL VERDADEIRA

    NEUROTÓXICO, BLOQUEIO NEUROMUSCULAR, PITOSE,

  • BOTHROPS = JARARACA E JARARACUÇU

    CROTALUS=CASCAVEL

    LACHESIS=SURUCUCU

    ELIPÍDICO=CORAL VERDADEIRA