SóProvas


ID
2301157
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) a ser elaborado nas diversas instâncias deverá ter como base os resíduos gerados em suas centrais. Sobre os resíduos resultantes de atividade de vacinação, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os resíduos classificados no Grupo D são aqueles resultantes da administração de imunobiológicos que contêm, na formulação, resíduos com micro-organismos vivos atenuados, incluindo frascos de imunobiológicos com expiração do prazo de validade, frascos vazios com restos do produto ou conteúdo inutilizado.
II. Os resíduos provenientes de campanhas e de vacinação extramuros ou intensificações, quando não puderem ser submetidos ao tratamento nos locais de geração, devem ser recolhidos e devolvidos às secretarias de Saúde competentes, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura, vazamento com tampa e, devidamente identificados, de forma a garantir o transporte seguro até a unidade de tratamento.
III. Os resíduos gerados a partir de atividades da Rede de Frio, como as caixas de poliuretano e/ou poliestireno expandido (isopor), as bobinas reutilizáveis, os papéis e derivados, são classificados no Grupo A1 e devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.
Estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • I . ERRADA

    GRUPO D : Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

    - papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de paciente, material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares não classificados como A1;
    - sobras de alimentos e do preparo de alimentos;
    - resto alimentar de refeitório;
    - resíduos provenientes das áreas administrativas;
    - resíduos de varrição, flores, podas e jardins

     

    II.CERTA. Os resíduos provenientes de campanha de vacinação e atividade de vacinação em serviço público de saúde, quando não puderem ser submetidos ao tratamento em seu local de geração, devem ser recolhidos e devolvidos às Secretarias de Saúde responsáveis pela distribuição, em recipiente rígido, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificado, de forma a garantir o transporte seguro até a unidade de tratamento.

     

    III. ERRADA.

     

     

    Resolução – RDC/ANVISA nº 306, de 7 de dezembro de 2004

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

     

     

    Item III- Errado.

     

    De acordo com o Manual de rede de frio do Programa Nacional de Imunizações.5ª edição.2017

     

     

    Inutilização de imunobiológicos

     

    Quanto a outros resíduos gerados a partir de atividades da Rede de Frio, como as caixas de poliuretano e/ou poliestireno expandido (isopor), as bobinas reutilizáveis, os papéis e derivados, são classificados segundo o Grupo D e destinados à reciclagem.

     

     

  • a) Grupo D não apresenta risco biológico.

        Grupo A 1 que contém micro-organismos vivos ou atenuados (frascos, vacinas, agulhas).

  • CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS

    + GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

    + GRUPO B: Resíduos químicos.

    + GRUPO C: Rejeitos radioativos.

    + GRUPO D: Resíduos comuns

    + GRUPO E: Materiais perfurocortantes.