SóProvas


ID
2301160
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os fatores que influenciam a resposta imune, relacionados à vacina, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O uso de vias de administração diferentes da preconizada não interferem na resposta imune.
( ) De modo geral, as vacinas inativadas necessitam de mais de uma dose para uma adequada proteção, enquanto as vacinas virais atenuadas geralmente necessitam apenas de uma dose para uma adequada proteção.
( ) Os adjuvantes são substâncias presentes na composição de algumas vacinas e que aumentam a resposta imune dos produtos que contêm micro-organismos inativados ou seus componentes.
( ) Os adjuvantes são utilizados somente em vacinas que contêm micro-organismos vivos.

Alternativas
Comentários
  • As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos, sendo a sua utilização bastante custo-efetiva. A administração de imunobiológico confere imunização ativa ou passiva ao indivíduo. Para que este processo se dê em sua plenitude e com segurança, as atividades de imunização devem ser cercadas de cuidados, adotando-se procedimentos adequados antes, durante e após a administração dos imunobiológicos. O uso de vias de administração diferentes da preconizada poderá interferir na resposta imune. Os imunobiológicos são produtos seguros, eficazes e bastante custo-efetivos em saúde publica. Sua eficácia e segurança, entretanto, estão fortemente relacionadas ao seu manuseio e a sua administração. Portanto, cada imunobiológico demanda uma via especifica para a sua administração, a fim de se manter a sua eficácia plena. Portanto a primeira afirmativa é falsa. De modo geral, as vacinas inativadas necessitam de mais de uma dose para uma adequada proteção (por exemplo: a vacina hepatite B, tétano e difteria), enquanto as vacinas virais atenuadas, geralmente, necessitam apenas de uma dose para uma adequada proteção. Segunda afirmativa é verdadeira. Os adjuvantes são substancias presentes na composição de algumas vacinas e que aumentam a resposta imune dos produtos que contém micro-organismos inativados ou seus componentes (por exemplo: os toxóides tetânico e diftérico). Terceira afirmativa é verdadeira. Os adjuvantes não são utilizados em vacinas que contêm micro-organismos vivos. Os sais de alumínio são os adjuvantes mais utilizados em vacinas para o uso humano. Logo, a última afirmativa é falsa.

    Resposta C


    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  •                                                                                      Fatores relacionados à vacina:


    I. O uso de vias de administração diferentes da preconizada poderá interferir na resposta imune.



    II. De modo geral, as vacinas inativadas necessitam de mais de uma dose para uma adequada proteção (por exemplo: a vacina hepatite B, tétano e difteria), enquanto as vacinas virais atenuadas, geralmente, necessitam apenas de uma dose para uma adequada proteção.

     


    III. Os adjuvantes são substâncias presentes na composição de algumas vacinas e que aumentam a resposta imunes dos produtos que contêm micro-organismos inativados ou seus componentes (por exemplo: os toxoides tetânico e diftérico).

     

    IV. Os adjuvantes não são utilizados em vacinas que contêm micro-organismos vivos. Os sais de alumínio são os adjuvantes mais utilizados em vacinas para o uso humano.

     

     

     

     

    - Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

     

     

  • As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos. Já as vacinas inativadas usam agentes mortos, alterados, ou apenas partículas deles. Todos são chamados de antígenos e têm como função reduzir ao máximo o risco de infecção ao estimular o sistema imune a produzir anticorpos, de forma semelhante ao que acontece quando somos expostos aos vírus e bactérias, porém, sem causar doença.

    Adjuvantes imunológicos são substâncias capazes de aumentar a resposta imune específica e auxiliar o antígeno a desencadear uma resposta imune precoce, elevada e duradoura. 

  • Adjuvantes São substâncias presentes na composição de algumas vacinas e que aumentam a resposta imune dos produtos que contêm micro-organismos inativados ou seus componentes (por exemplo: os toxoides tetânico e diftérico). Não são utilizados em vacinas que contêm micro-organismos vivos. Os sais de alumínio são os adjuvantes mais utilizados em vacinas para o uso humano. 

  • Adjuvantes São substâncias presentes na composição de algumas vacinas e que aumentam a resposta imune dos produtos que contêm micro-organismos inativados ou seus componentes (por exemplo: os toxoides tetânico e diftérico). Não são utilizados em vacinas que contêm micro-organismos vivos. Os sais de alumínio são os adjuvantes mais utilizados em vacinas para o uso humano.