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ID
2301178
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Solidariedade

    [...] Não tenho dúvida alguma em afirmar que Karl Marx foi uma personalidade excepcional, tanto por sua inteligência como por sua generosidade, pois dedicou a sua vida à luta por um mundo menos injusto.

    Graças a homens como ele, as relações de capital e trabalho – que, na época, eram simplesmente selvagens – mudaram, alcançando as conquistas que as caracterizam hoje. Marx contribuiu para mudar a sociedade humana, muito embora o seu sonho da sociedade proletária se tenha frustrado.

    Nisso ele errou, e nós, que acreditávamos em suas ideias, erramos com ele. Isso não significa, porém, que o sonho da sociedade igualitária tenha que ser sepultado. Continua vivo e o que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade. Já alguns países têm avançado nessa direção.

    Mas, para que esse avanço prossiga é necessário reconhecer que o sonho marxista estava errado, ainda que bem-intencionado. Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários – como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada –, não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista onde ele se implantou.

    Há que reconhecer que, se sem o trabalhador não se produz riqueza, sem o empreendedor também não. Entregar o destino da economia a meia dúzia de burocratas foi um dos equívocos que levaram ao fracasso os regimes comunistas onde ele se implantou.

    Tampouco pode-se negar que o regime capitalista se move essencialmente pela exploração do trabalho e pela acumulação do lucro. A ambição desvairada pelo lucro é o mal do capitalismo que deve ser extirpado. E, creio eu, isso talvez possa ser feito sem violência, uma vez que, de fato, ninguém necessita de acumular fortunas fantásticas para ser feliz.

    A sociedade também não necessita ser irretorquivelmente igualitária, mesmo porque as pessoas não são iguais. Um perna de pau não deve ganhar o mesmo que o Neymar, nem o Bill Gates o mesmo que ganha um chofer de táxi.

    E, por falar nisso, para que alguém necessita ter a sua disposição milhões e milhões de dólares? Para jantar à tripa-forra? Se ele investir esse dinheiro numa empresa, criando bem e dando emprego às pessoas, tudo bem. Mas ninguém necessita ter dez automóveis de luxo, vinte casas de campo nem dezenas de amantes.

    Tais fortunas devem ser divididas com outras classes sociais, investidas na formação cultural e profissional das pessoas menos favorecidas, usadas para subvencionar hospitais e instituições para atender pessoas idosas e carentes.

    Sucede que só avançaremos nessa direção se pusermos de lado os preconceitos esquerdistas e direitistas, que fomentam o ódio entre as pessoas.

    Sabem por que Bill Gates deixou a presidência de sua empresa capitalista para dirigir a entidade beneficente que criou? Porque isso o faz mais feliz, dá sentido à sua vida.

(Ferreira Gullar. Folha de S. Paulo, 04 de dezembro de 2016. Adaptado.*Último texto do poeta Ferreira Gullar publicado no dia de sua morte.)

Considerando a estrutura textual apresentada e o desenvolvimento das ideias ao longo do texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    dogma é uma doutrina ou crença que significa literalmente o que se pensa é verdade. Trata-se de verdades impostas em uma religião ou uma ideologia, sendo considerada ponto fundamental e indiscutível de uma crença.

     

    Opção "B" diz, "Em “dogmas ditos revolucionários” ocorre a caracterização de um conceito a partir de um ponto de vista que compõe a construção da argumentação textual."

     

    Trecho do texto (a partir da linha 4):

    "[...] Marx contribuiu para mudar a sociedade humana, muito embora o seu sonho da sociedade proletária se tenha frustrado.

        Nisso ele errou, e nós, que acreditávamos em suas ideias, erramos com ele. Isso não significa, porém, que o sonho da sociedade igualitária tenha que ser sepultado. Continua vivo e o que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade. Já alguns países têm avançado nessa direção.

        Mas, para que esse avanço prossiga é necessário reconhecer que o sonho marxista estava errado, ainda que bem-intencionado. Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários – como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada –, não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista onde ele se implantou.

     

     

  • Quase respondi C, não fosse eu ter pensado bem e chegado a conclusão de que as "informações históricas, políticas e econômicas" são na verdade bem superficiais, chegando a serem insuficientes para "constatar a finalidade textual principal".

    Portanto, gabarito legra B.

  • Excelente texto.

  • LETRA A ( DÚVIDA) 

     

     Não tenho dúvida alguma em afirmar que Karl Marx foi uma personalidade excepcional, tanto por sua inteligência como por sua generosidade, pois dedicou a sua vida à luta por um mundo menos injusto. ( MENOS INJUSTO = MAIS IGUAL = IGUALDADE) 

     Isso não significa, porém, que o sonho da sociedade igualitária tenha que ser sepultado. Continua vivo e o que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade. Já alguns países têm avançado nessa direção. ( CONTINUA NA IDEIA DE IGUALDADE) 

     

    AÍ ELE CONSTESTA ESSSE IDEAL DE IGUALDADE NA SOCIEDADE, VEJA: 

     A sociedade também não necessita ser irretorquivelmente igualitária, mesmo porque as pessoas não são iguais. Um perna de pau não deve ganhar o mesmo que o Neymar, nem o Bill Gates o mesmo que ganha um chofer de táxi.

     

    FIQUEI NA DÚVIDA NESSA ALTERNATIVA. ALGUÉM MAIS CONCORDA COMIGO? 

     

    ABRAÇO.

  • o texto é bom! mas já a banca.. kkkkk

  • Marquei a "C", não entendi porque estava errada, mas também concordo que a letra B está correta!

     

  • Essa banca "IDECÃO", só Jesus na causa!

  • Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários – como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada –, não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista onde ele se implantou.



    Em “dogmas ditos revolucionários” ocorre a caracterização de um conceito a partir de um ponto de vista que compõe a construção da argumentação textual.


    Obs: eu errei porque achei que estava querendo dizer que os dogmas ditos revolucionários contribuem para a argumentação do texto como um todo; na verdade é a negação destes dogmas que é o ponto de vista usado como argumento ("se insistirmos nos dogmas não saíremos do impasse")

  • Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários – como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada –, não sairemos do impasse que inviabilizou o regime comunista onde ele se implantou.


    Em “dogmas ditos revolucionários” ocorre a caracterização de um conceito a partir de um ponto de vista que compõe a construção da argumentação textual.


    Obs: eu errei porque achei que estava querendo dizer que os dogmas ditos revolucionários contribuem para a argumentação do texto como um todo; na verdade é a negação destes dogmas que é o ponto de vista usado como argumento ("se insistirmos nos dogmas não saíremos do impasse")

  • Ele critica a insistência nesses dogmas e apresenta a partir desse ponto os argumentos de porque temos que buscar uma solução pacífica para atingir uma maior igualdade. A partir de  “dogmas ditos revolucionários” ele insere a ideia central do texto.

  • Sei que não tem nada haver com o estudo, mas esse texto é doutrinação pura! Dizer que Marx é excepcional e generoso é forçar demais, o cara foi só o criador do comunismo no qual mais de 100 milhões de pessoas já foram mortas, é um absurdo alem de toda dificuldade da prova você ainda ter que se deparar com um texto desse :(

  • Marquei A com tanta certeza, realmente nao entendi

  • Passando aqui só pra dizer que essa questão beira ao absurdo, até é fácil mas o texto esquece que o comunismo/socialismo mata e não funciona

  • Releiam o texto, em nenhum momento ele defendeu os regimes comunista e socialista. Disse que Marx deu uma ótima contribuição (e deu mesmo!) para as discussões, mas que suas ideias foram distorcidas ou mal aplicadas e deu no que deu...

    a) A ideia de sociedade igualitária é apresentada a princípio e contestada mediante argumentação consistente. ERRADA - o título do texto é Solidariedade, ou seja, o tema central do texto está no final: a acumulação desnecessária. Em outras palavras: acumular muito dinheiro, abrir uma fábrica e contratar várias pessoas é muito melhor do que acumular dinheiro e ostentar com carros de luxo e prostitutas.

    c) A exposição de informações históricas, políticas e econômicas permite constatar a finalidade textual principal de informar e esclarecer acerca do assunto abordado. ERRADA - essa alternativa não diz nada com nada. Ele não informou nada e nem esclareceu assunto algum, ele deu a opinião dele sobre um tema (Solidariedade) na atualidade fazendo um "regaste histórico".

    d) Como ponto central da argumentação textual apresentada está a constatação de que os ideais marxistas obtiveram conquistas positivas advindas da luta por um mundo melhor. ERRADA - os ideais marxistas NÃO TIVERAM conquistas positivas, por isso que ele JAMAIS defendeu os regimes socialistas e comunistas.

    ...

    b) Em “dogmas ditos revolucionários” ocorre a caracterização de um conceito a partir de um ponto de vista que compõe a construção da argumentação textual. CERTA

    A resposta é a letra B, uma vez que o autor dá uma caracterização (juízo de valor) dos dogmas DITOS revolucionários e, a partir daí, ele constrói a argumentação do texto, ou seja, todas as explicações que dei acima nas alternativas erradas.

  • Não acertei por pouco. Sabia que era a B ou a C. Apesar disso, o texto é muito interessante.