-
Gabarito: Letra B
TÉCNICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
Técnicas de treinamento quanto ao local de aplicação
Aplicadas internamente (no contexto do trabalho) on the job
• Rotação de cargos.
• Enriquecimento de cargos/ampliação/extensão.
• Treinamento por instrução no próprio cargo.
• Outras: orientação da chefia, estabelecimento de metas e avaliações, participação em grupos e comitês.
Segundo Chiavenato (2007), verifica-se a necessidade de ajustar o trabalho ao trabalhador no formato de programas de mudanças, como:
• Rotação de cargos: rodízio do funcionários em diferentes cargos que tenham certa afinidade entre si e graus de complexidade semelhantes.
• Extensão de cargos: constitui um acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades ou de responsabilidade ou algum deslocamento horizontal.
• Ampliação de cargos: representa um acréscimo de tarefas ou de responsabilidades de nível superior ou algum deslocamento vertical do cargo.
• Enriquecimento de cargos: consiste em elevar deliberadamente a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo. Pode ser vertical (adição de responsabilidades de níveis de complexidade mais elevados) ou horizontal (adição de responsabilidade no mesmo nível de complexidade).
Aplicadas externamente (fora do contexto do trabalho)
• Vídeos.
• Palestras, conferências.
• Seminários e workshops.
• Aulas expositivas.
• Jogos empresarias.
• Role playing (dramatizações).
• Estudos de casos.
• Discussão em grupo, painéis, debates etc.
• Simulação: método de treinamento onde os aspectos relacionados do ambiente são reaplicados ou modificados em um ambiente de treinamento.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Ribas
-
GABARITO B)
De maneira simplificada, análise das alternativas.
a) aplicadas fora do ambiente de trabalho, tal como a rotação de cargos.
Rotação é simplesmente um rodízio entre as pessoas então não é FORA do ambiente do trabalho
b)desenvolvidas no contexto do trabalho, como extensão de cargos, com acréscimo de tarefas.
Correto, ocorre dentro do ambiente de trabalho
c)as denominadas on the job, como a participação em seminários e cursos externos.
As "on the job" (no local de trabalho) não são EXTERNAS.
d)inseridas no contexto da atuação cotidiana, tal como o enriquecimento do cargo, que implica promoção.
Não necessariamente o cara será promovido.
e)que pressupõem o afastamento das atividade próprias do cargo, tal como a ampliação de cargos.
Não é que ele vai sair das atividades que está fazendo, vai haver apenas uma AMPLIAÇÃO.
-
GABARITO: LETRA B.
Quanto ao local de aplicação, as técnicas de treinamento e desenvolvimento aplicáveis às organizações podem ser classificadas em "no local de trabalho" e "fora do local de trabalho".
Treinamento e desenvolvimento "no local de trabalho (on the job)": desenvolve-se enquanto o treinando executa tarefas envolvidas na produção, no próprio local de trabalho. Não requer acomodações ou equipamentos especiais. É o mais utilizado, pela sua praticidade, e apresenta várias modalidades, como admissão de aprendizes a serem treinados em certos cargos, rodízio de cargos, treinamento em tarefas, etc.
Treinamento e desenvolvimento "fora do local de trabalho": geralmente, este tipo de treinamento é suplementar ao treinamento em serviço. Sua principal vantagem é possibilitar a dedicação do treinando exclusivamente ao treinamento. As principais técnicas são aulas expositivas, filmes, slides, vídeotapes, estudo de casos, discussões em grupos, dramatização, simulações e jogos, instrução programada, etc.
A alternativa A está incorreta, pois a rotação de cargos é um treinamento e desenvolvimento "no local de trabalho (on the job). A rotação de cargos significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.
A alternativa B está correta, pois a extensão de cargos é um Treinamento e desenvolvimento "no local de trabalho (on the job)". A extensão de cargos é o acréscimo de pequenas atividades diferentes ao cargo.
A alternativa C está incorreta, pois as denominadas on the job são do tipo "no local de trabalho (on the job)" e a participação em seminários e cursos externos são atividades que se realizam fora do contexto de trabalho.
A alternativa D está incorreta, pois o enriquecimento do cargo permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do seu ocupante. Ou seja, não está no contexto da atuação cotidiana, mas do potencial de desenvolvimento. Ainda, não necessariamente implica promoção.
A alternativa E está incorreta, pois a ampliação do cargo é sinônimo para enriquecimento do cargo e, como já visto, é a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do seu ocupante. Logo, não pressupõe o afastamento das atividades próprias do cargo.
Fonte: Professor Adriel Sá
-
Técnicas de Treinamento:
1. On the job (no contexto do trabalho): aprendizagem contínua em vendas, sustentada por ferramentas e processos que transformam o gestor em líder treinador de sua equipe. Exemplos: rotação de cargos (trainee); enriquecimento e enlargamento de cargos e outros exemplos ocorridos na rotina de trabalho.
2. Treinamento formal interno: cursos, palestras e seminários fora do local de trabalho, minimizando risco de perda de investimento. Exclusivo para funcionários da empresa.
3. Treinamento formal externo: aberto ao público. Vantagem: contato com colegas de outras empresas, troca de experiências pelo network
-
Alternativa A. Errado. A rotação de cargos é uma técnica dentro do ambiente de trabalho e consiste no deslocamento do empregado para outros cargos.
Alternativa B. Certo. A extensão de cargos é uma técnica no trabalho que consiste no acréscimo de tarefas d mesmo nível de complexidade para um indivíduo.
Alternativa C. Errado. Seminários e cursos são exemplos de técnicas de classe.
Alternativa D. Errado. Enriquecimento do cargo significa incremento de atividades de um mesmo cargo. O enriquecimento pode ser horizontal, quando se aumenta atividades do mesmo nível de complexidade, ou pode ser vertical, quando se aumenta a complexidade das atividades. Para alguns autores enriquecimento do cargo vertical é o mesmo que ampliação do cargo e o enriquecimento do cargo horizontal é o mesmo que a extensão de cargos. Outros autores, no entanto, dizem que o enriquecimento do cargo é uma mudança mais profunda que a ampliação ou extensão do cargo. Independente da linha doutrinária, é certo que o enriquecimento do cargo não se confunde com a promoção, que consiste na mudança formal de um cargo para o outro dentro da estrutura organizacional de modo que o indivíduo tem um aumento no nível de autoridade formal e um novo patamar de remuneração.
Alternativa E. Errado. Ampliação de cargo é uma técnica dentro do trabalho (on the job). A ampliação de cargo consiste no acréscimo de atividades mais complexas dentro das atribuições de um cargo. Alguns autores defendem que enriquecimento vertical do cargo é sinônimo de ampliação de cargo.
Gabarito: B