SóProvas


ID
2301751
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os requisitos mínimos exigíveis para a execução e o controle de obras com estruturas de alvenaria de blocos cerâmicos, conforme especificações prévias, o graute

Alternativas
Comentários
  • a)deve ter resistência à tração de modo que a resistência do prisma grauteado ATINJA à resistência especificada pelo projetista. 

     b)deve ter característica, no estado fresco, que garanta o completo preenchimento dos furos, e NÃO DEVE apresentar retração para evitar seu deslocamento das paredes dos blocos.

     c)pode ser produzido em obra e, nesse caso,  É necessária a realização de ensaios com antecedência, já que a produção em obra garante que as características necessárias ao seu adequado emprego serão atendidas. 

     d)  pode ser substituído pela argamassa de assentamento utilizada na obra nos elementos de alvenaria não armados. 

     e) pode ser substituído pela argamassa de assentamento utilizada na obra, nos elementos de alvenaria não armados, desde que os ensaios do prisma apresentem os resultados especificados pelo projetista.

     

    NBR 15812-2

  • 5.3 Especificação prévia do graute


    O graute deve ter resistência à compressão de modo que a resistência do prisma grauteado atinja a resistência especificada pelo projetista.


    O graute deve ter características no estado fresco que garantam o completo preenchimento dos furos e nao deve apresentar retraçao que provoque o descolamento do graute das paredes dos blocos.


    Quando o graute for produzido em obra, devem ser realizados ensaios com antecedência adequada, comprovando o atendimento das características descritas acima.


    O graute pode ser substituído pela argamassa de assentamento utilizada na obra, nos elementos de alvenaria não armados, desde que os ensaios do prisma apresentem os resultados especificados pelo projetista.

    NBR 15812-2-2010

  • 5.3 Especificação prévia do graute


    O graute deve ter resistência à compressão de modo que a resistência do prisma grauteado atinja a resistência especificada pelo projetista. O graute deve ser ensaiado quanto à resistência à compressão conforme a ABNT NBR 5739.


    Deve ter características no estado fresco que garantam o completo preenchimento dos furos e não apresentar retração que provoque o descolamento do graute das paredes dos blocos.


    Quando o graute for produzido em obra, devem ser realizados ensaios com antecedência adequada, comprovando o atendimento das características descritas acima.


    A critério do projetista pode-se empregar argamassa de assentamento utilizada na obra para preenchimento dos vazados, apenas em elementos de alvenaria não-armados e sem qualquer tipo de armadura, seja construtiva ou dimensionada, desde que os ensaios do prisma apresentem os resultados especificados pelo projetista.

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"