Juntas transversais de retração ou juntas serradas:
"...sob a junta as placas de concreto se mantêm unidas, com a junta executada apenas na superfície. Quando as cargas solicitantes forem aplicadas, uma fissura induzida poderá despontar dessa junta, indo em direção ao fundo da placa. Trata-se de uma fissura induzida, já prevista. As juntas serradas devem ser executadas cerca de 14 horas a 18 horas após o lançamento do concreto.
Fonte: Pavimentos de concreto para tráfego de máquinas ultrapesadas, Jary de Xerez Neto. São Paulo: PINI, 2013."
http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/28/sua-duvida-juntas-de-pavimentos-de-concreto-291122-1.aspx
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/42/artigo287180-1.aspx
LETRA E
Juntas são interfaces (espaços vazios) que permitem a movimentação independente das estruturas de uma construção, conferindo flexibilidade sem que a funcionalidade e a segurança do conjunto sejam comprometidas.
Juntas de Dilatação/ Expansão: Definimos como sendo uma separação entre duas partes de uma estrutura, para que estas partes possam movimentar-se, uma em relação a outra, sem que haja qualquer transmissão de esforços entre elas.
Juntas de Construção/ Controle: São juntas que separam as diversas etapas do processo de concretagem de grandes panos, evitando problemas causados pelos diferentes tempos de secagem (cura) do concreto.
Juntas Serradas: São previstas em concretagem contínuas de grandes panos de piso. Visam facilitar a movimentação das placas havendo ou não transmissão de esforços entre elas, uma vez que induzida a mesma trincará no trecho do mesmo alinhamento do corte, com isso teremos trincas precisas e alinhadas.
Juntas de Encontro: São juntas previstas para isolar o piso das outras estruturas como exemplo podemos citar: base de maquinas, vigas baldrames, blocos de concreto e outras, geralmente encontrada nas periferias de pisos. Para sua execução são usadas placas de isopor de 10 mm de largura como gabarito de distanciamento.
Not today, Satan!