Gabarito: A
Fonte: SEAP Manual de obras Públicas | Projeto
Serviços Preliminares | Terraplanagem
-----
CORRETA a) Fundação de aterro é o terreno sobre o qual serão executadas as operações de aterro.
2.7 Fundação de Aterro
Terreno sobre o qual serão executadas as operações de aterro.
-----
ERRADA b) Operação de aterro compreende a escavação dos materiais constituintes do terreno natural até as cotas indicadas no projeto. - esta é a definição de "Operações de Corte"
2.10 Operações de Corte
Operações que compreendem:
- escavação dos materiais constituintes do terreno natural até as cotas indicadas no projeto;
- transporte dos materiais escavados para aterros ou botaforas;
- remoção das camadas de má qualidade, para o preparo das fundações de aterros.
2.11 Operações de Aterro
Operações que compreendem: Descarga, espalhamento, conveniente umedecimento ou aeração e compactação dos materiais oriundos de cortes ou empréstimos, para a construção do corpo e da camada final do aterro.
-----
ERRADA c) Banqueta é a superfície inclinada do terrapleno resultante de corte ou aterro. - esta é a definição de "Talude"
2.4 Talude
Superfície inclinada do terrapleno, resultante de corte ou aterro.
-----
ERRADA d) Berma é o local destinado ao depósito de materiais em excesso ou que tecnicamente não atendem às exigências do projeto para uso em aterros. - esta é a definição de "Bota-fora"
2.12 Bota-Fora
Local destinado ao depósito de materiais em excesso ou que tecnicamente não atendam às exigências do projeto para uso em aterros.
2.5 Berma (Banqueta)
Alargamento executado em cortes e aterros, para a diminuição da inclinação do talude e implantação de dispositivos de drenagem.
-----
ERRADA e) Empréstimo é a operação de desmatamento, destocamento e limpeza do terreno, destinado ao preparo para execução das operações de corte ou aterro. - estes são os chamados "Serviços Preliminares"
2.8 Serviços Preliminares ou Preparo do Terreno
Operações de desmatamento, destocamento e limpeza do terreno, destinadas ao preparo para execução das operações de corte ou aterro.
2.9 Empréstimo
Serviço de escavação, em áreas previamente selecionadas, destinado a prover ou complementar o volume necessário à constituição dos aterros por insuficiência do volume dos cortes, por motivos de ordem tecnológica de seleção de materiais ou por razões de ordem econômica.