SóProvas


ID
2302417
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O início precoce do pré-natal é uma das estraté- gias para que seja realizada uma assistência adequada. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), em relação ao assunto.
( ) As consultas de pré-natal devem ser mensais até a 30a semana, quinzenais entre 30a e 36a semanas e semanais no termo.
( ) Quando o parto não ocorre até a 41a semana, a gestante deve ser encaminhada para a avaliação do bem-estar fetal (índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal).
( ) A captação precoce da gestante para iniciar a atenção pré-natal na Atenção Básica deve ser até a 16a semana de gestação.
( ) Um dos 10 Passos para o pré-natal de qualidade na Atenção Básica é garantir o direito do parceiro a realizar consultas, exames e ter acesso a informações antes, durante e depois da gestação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.  II e IV certas, I e III falsas.

    Corrigindo as erradas:

    I- O total de consultas deverá ser de, no mínimo, 6, com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro. Sempre que possível, as consultas devem ser realizadas conforme o seguinte cronograma:

    Até 28a semana – mensalmente;
    Da 28a até a 36a semana – quinzenalmente;
    Da 36a até a 41a semana – semanalmente. 

    III-  Captação precoce até a 12a semana de gestação

     

     

     

    FONTE: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Caderno de Atenção Básica n. 32. Ministério da Saúde. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012

     

  • As consultas de pré-natal devem ser mensais até a 28a semana, quinzenais entre 28a e 36a  semanas e semanais 36 a 41 semanas.

    Quando o parto não ocorre até a 41a semana, a gestante deve ser encaminhada para a avaliação do bem-estar fetal (índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal).

     A captação precoce da gestante para iniciar a atenção pré-natal na Atenção Básica deve ser até a 12° semana de gestação.

     Um dos 10 Passos para o pré-natal de qualidade na Atenção Básica é garantir o direito do parceiro a realizar consultas, exames e ter acesso a informações antes, durante e depois da gestação.