SóProvas


ID
2302453
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças cardíacas são a primeira causa de morte em muitos países.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), no que diz respeito a essas doenças.
( ) A cardiopatia isquêmica é ocasionada pela arteriosclerose das artérias coronárias, encarregadas de levar sangue ao músculo cardíaco.
( ) O infarto agudo de miocárdio que ocorre como consequência da obstrução de uma artéria coronária por um trombo, é um tipo de cardiopatia isquêmica.
( ) A angina, que se caracteriza por uma dor intensa no peito, não é considerada uma cardiopatia isquêmica.
( ) Entre as causas das cardiopatias isquêmicas, podemos citar: a idade avançada, a diminuição dos valores do colesterol HDL, o tabagismo, entre outros.
( ) A arteriosclerose coronária é um processo lento de formação de colágeno e acúmulo de lipídios e células inflamatórias.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questao ta confundindo atero com arteriosclerose. Gabarito errado.
  • Qual o erro dessa afirmativa "A angina, que se caracteriza por uma dor intensa no peito, não é considerada uma cardiopatia isquêmica."?

  • RESPOSTA CORRETA SERIA A LETRA D, POR SE TRATAR DE ATEROSCLEROSE E NÃO ARTERIOSCLEROSE

  • O certo é "Aterosclerose" e não "Arteriosclerose".

  • Amanda Araújo, o erro é que a questão diz que NÃO é considerada uma cardiopatia isquêmica, E na verdade é considerada, sim, uma cardiopatia isquêmica.  ;)

    Bons estudos! 

  • Na fisiopatologia da cardiopatia isquêmica dois processos estão implicados: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio. A isquemia miocárdica ocorre quando há desequilíbrio na oferta e na demanda de oxigênio. Cardiopatia isquêmica ou doença arterial coronariana é um termo usado para definir estreitamentos das artérias coronárias, que levam sangue rico em oxigênio para o coração. O estreitamento das artérias coronárias é causado por aterosclerose. Portanto a primeira afirmativa é verdadeira.

    A apresentação clínica da doença coronária varia desde a angina estável até a morte súbita. Nesse espectro encontram-se os quadros de infarto agudo do miocárdio. Logo, o infarto agudo de miocárdio que ocorre como consequência da obstrução de uma artéria coronária por um trombo, é um tipo de cardiopatia isquêmica. A segunda afirmatva também é verdadeira.

    A apresentação clínica da doença coronária varia desde a angina estável até a morte súbita. Portanto a terceira afirmativa é falsa, já que a angina é considerada uma cardiopatia isquêmica.

    Os fatores de risco de doença isquêmica do coração são: Colesterol elevado, Dieta rica em gordura, Hipertensão, História pessoal ou familiar de ataque cardíaco, Obesidade, História pessoal ou familiar de angina de peito, doença cardíaca coronária ou outra doença cardíaca, Diabetes, Tabagismo e alcoolismo. A quarta afirmetiva é verdadeira.

    A formação da placa aterosclerótica se inicia com uma agressão ao endotélio vascular das artérias, devido aos múltiplos fatores de risco, é um processo lento de formação de colágeno e acúmulo de lipídios e células inflamatórias. A ultima afirmativa é verdadeira.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Nicolau JC et al . Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST (II Edição, 2007) - Atualização 2013/2014. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 102, n. 3, supl. 1, p. 01-75,  Mar.  2014 .