GABARITO: A
Ah, fundações. Maravilha. Comentando em negrito durante a assertiva e marcando vermelho absurdos:
a) As estacas são fundações profundas ok nas quais a capacidade de carga é dada não só pela resistência de atrito lateral, mas também pela resistência de ponta ok, mas isso não é nem característica de estaca e nem obrigatório. Uma estaca unicamente de fuste continua sendo estaca - é uma estaca flutuante. Essa definição de estaca feita pela banca também não coaduna com a normativa. A banca não foi feliz em escolher este texto.
b) As sapatas são fundações rasas ok dimensionadas de modo que as tensões de tração cara de que a banca vai colocar a definição do bloco nelas produzidas possam ser resistidas pelo concreto ta aí, a definição da banca é a de bloco, e não de sapata.
c) Caixão é uma fundação superficial não é. Vou nem ver o resto.
d) [vide comentário de @Arthur Diniz 21 de Outubro de 2017, às 12h53. Meu comentário original neste item foi infeliz, e preferi apagar]
e)Radier é uma fundação corrida é? Corrida é a sapata, o radier é um plano. Seria ele corrido?! em concreto simples nope, é em concreto armado ou pedra argamassada , indicada para pequenas cargas, distribuídas linearmente sobre terreno.
A) As estacas são fundações profundas nas quais a capacidade de carga é dada não só pela resistência de atrito lateral, mas também pela resistência de ponta. Correto com ressalvas, como dito pelo Guilherme, 16 de Fevereiro de 2017, resistência de ponta não é característica fundamental, vide estacas flutuantes.
B) As sapatas são fundações rasas dimensionadas de modo que as tensões de tração nelas produzidas possam ser resistidas pelo concreto. Errado, essa é a definição de blocos, nas sapatas as tensões de tração são resistidas pela armadura.
C) Caixão é uma fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos. Errado, essa é a definição de radier, caixões são fundações profundas, pouco usados atualmente.
D) A viga de equilíbrio é um elemento estrutural das fundações que recebe as cargas de dois ou mais pilares e é dimensionado de modo a transmiti-las para um único elemento de fundação. Errado, a viga de equilíbrio recebe a carga excêntrica de um pilar e a transmite centrada a dois ou mais elementos.
E) Radier é uma fundação corrida em concreto simples ou pedra argamassada, indicada para pequenas cargas, distribuídas linearmente sobre terreno. Errado, radier é uma laje armada apoiada sobre o solo, não necessariamente indicada para pequenas cargas (depende da situação).
Ps: Concordo que a definição da primeira afirmativa é equivocada, porém nas demais são facilmente encontrados seus erros, famosa questão menos errada.
Letra A