GABARITO: E
Banca estirpou, truncou e confundiu texto da techne, encontrado atuamente em http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/172/juntas-de-fachada-qual-deve-ser-a-profundidade-minima-285877-1.aspx
De qualquer forma, ferrugem é a camada de óxido de ferro decorrente da corrosão do ferro.
Veja bem, vou discorrer da questão e dos primeiros itens em si, não chegarei no gabarito da banca!
À questão:
Para dar continuidade a uma obra que ficou parada por muito tempo antes do início da obra, deve-se verificar a integridade das armaduras. (...)
Ué, obra que ficou parada antes do início da obra não tem armadura alguma. Aliás, nem obra ainda era, visto que a obra não iniciou. Ainda era terreno, no máximo com alvará de construção, mas ainda terreno. Texto confuso.
(...) É preciso distinguir a diferença entre ferrugem e corrosão.
ITEM 1: Ferrugem: Se sobre as armaduras formou-se uma camada de óxido de ferro na superfície resultante da umidade e oxigênio presentes no ar.
FALSO. Banca inicia, do nada, com um aposto e começa a oração seguinte condicional - que requer oração principal que não foi colocada - e maiúscula, o que não pode após o aposto. Gramaticalmente não há sentido. Ignorando isso, a ferrugem é a fuligem resultante da combustão lenta do ferro. E, ao contrário do dito neste item, a umidade e o oxigênio em si não resultam em nada senão água. No entanto, a REAÇÃO (ou sinônimo, necessário e vital para que o item seja correto, não presente no item) do ferro com estes, resulta na ferrugem.
Observe o texto original (link acima): Ferrugem refere-se à leve formação de óxido de ferro na superfície do aço, resultante da ação da umidade e do oxigênio presente no ar. Tá aí, colocaram a AÇÃO, o que deixaria a afirmativa correta.
ITEM 2: Ferrugem apresenta coloração: marrom claro, castanho e até mesmo preto
FALSO. Fora o fato de que a ferrugem "tradicional" na armadura tem coloração de laranja à preta, o texto explica a coloração como sendo marrom claro (CLARA!), castanho (CASTANHA!) e até mesmo preto (PRETA!). E tem mais: se é explicada só uma coloração (singular), entende-se que as cores seguintes formam um coloração só, o que não faz sentido algum.
ITEM 3: Pequenas deposições de ferrugem são removidas com um leve escovamento das barras com escova de aço podendo se utilizar a armadura.
???? podendo se utilizar a armadura... para escovamento de aço? Se a banca quis dizer que após o escovamento a barra pode ser utilizada, foi infeliz na forma que escreveu. Veja o texto original (sim, do mesmo link), como fazia sentido: para pequenas deposições de ferrugem, um leve escovamento das barras com escova de aço será suficiente para que possam ser utilizadas.
... vou pro item 4 em comentário seguinte
Texto da pini
Primeiro, é preciso distinguir entre ferrugem e corrosão. Ferrugem refere-se à leve formação de óxido de ferro na superfície do aço, resultante da ação da umidade e do oxigênio presente no ar. Corrosão já significa um processo eletroquímico que pressupõe, além dos dois fatores inicialmente indicados (umidade e O2), a presença de diferença de potencial na barra corroída, motivada por encruamento localizado do aço (região de dobras, por exemplo), tensões muito diferenciadas ao longo da armadura, presença de fissuras na peça de concreto armado e outros fatores.
Expostas a ambientes não-agressivos, com presença de maresia ou poluição, por exemplo, a formação de ferrugem na periferia das peças em geral é bastante moderada, de cor avermelhada, laranja ou "ferrugem". No caso de corrosão, os produtos da decomposição do aço apresentam cores cada vez mais escuras quanto mais adiantado for o estágio de corrosão: marrom-claro, castanho e até mesmo preto.
Para pequenas deposições de ferrugem, um leve escovamento das barras com escova de aço será suficiente para que possam ser utilizadas. Contudo, se nesse escovamento forem presenciadas corrosões localizadas mais importantes ("pites" de corrosão) e/ou redução importante da seção da barra, maior ou igual a 10% da área resistente, o projetista da estrutura deverá ser consultado, podendo optar pela colocação de armaduras adicionais, aproveitamento das barras em lajes ou outras peças requeiram menores bitolas etc.