SóProvas


ID
2304148
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A seguir são apresentadas definições de tipos de entrevista segundo sua finalidade, comumente utilizadas na prática clínica.
I. Tipo de entrevista que é fundamental para avaliar a gravidade de uma situação, e tem como objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento, sendo geralmente utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido.
II. Tipo de entrevista que tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, sendo considerada uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora sua utilidade seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista.
III. Tipo de entrevista muito utilizado para avaliar casais e famílias, principalmente quando há a demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes. Elas podem focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar, além de avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias.
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos corretos para cada definição de entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     c) I – triagem; II – anamnese; III – sistêmica

  • Boa tarde alguem saberia me respoder

    Em uma definição simples e mais geral, a anamnese pode ser pensada como um dos recursos para o psicólogo explorar o curso histórico de um processo insidioso ou até mesmo agudo. Nesse sentido, a anamnese é uma “tecnologia” que privilegia?

  • RESPOSTA: C

    TRIAGEM: Falou em encaminhamento, falou em triagem. Este tipo de entrevista objetiva avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. A triagem também é utilizada na avaliação da gravidade da crise, identificando a necessidade de apoio medicamentoso.

    ANAMNESE: Falou em reconstrução de história ou em restituição global da história do paciente, falou em anamnese. Apenas o que o paciente manifesta tem utilidade. Não há a análise que é feita numa entrevista psicológica onde os fenômenos do inconsciente também são avaliados.

    SISTÊMICA: Falou em casais e família, falou em sistêmica. Tem por foco a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar.

    DEVOLUTIVA: Geralmente ocorre ao fim do processo de psicodiagnóstico para seja comunicado ao sujeito o resultado da avaliação psicológica e deve encerrar com uma indicação terapêutica.

    DIAGNÓSTICA: Quase sempre, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem
    psicológica; Visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Podem ser sindrômicas ou dinâmicas. O primeiro visa à descrição de sinais (como, por exemplo: baixa autoestima, sentimentos de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideação suicida) para a classificação de um quadro ou síndrome (Transtorno Depressivo Maior). O segundo privilegia aspectos psicodinâmicos (descrição e compreensão da experiência ou modo particular de funcionamento do
    sujeito, tendo em vista uma abordagem teórica). Estas duas perspectivas são complementares.

  • Não entendi: ANAMNESE "sua utilidade seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil" ??????

    Alguém sabe a referência?

  • I. Tipo de entrevista que é fundamental para avaliar a gravidade de uma situação, e tem como objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento, sendo geralmente utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido. TRIAGEM

    II. Tipo de entrevista que tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, sendo considerada uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora sua utilidade seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista. ANAMNESE

    III. Tipo de entrevista muito utilizado para avaliar casais e famílias, principalmente quando há a demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes. Elas podem focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar, além de avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias. SISTEMICA

  • A referência para essa questão é o texto "A Entrevista Clínica", parte integrante do livro Psicodiagnóstico V, de Cunha e cols. 

     

    Segundo Tavares (2007),

     

    a entrevista de triagem tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente, é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e tornase necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido (p. 50)

     

    a anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância. A anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora a utilidade da anamnese seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista (p. 50)

     

    a entrevista sistêmica pode focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar. Pode também avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias. Essa técnica é muito variadas e fortemente influenciada pela orientação teórica do entrevistador (p. 51)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: C