SóProvas


ID
2304574
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) estabeleceu novas regras para o financiamento de projetos para os anos de 2017 e 2018. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30), o comitê definiu questões como tecnologia e adaptação para orientar os programas que serão contemplados nos próximos dois anos. Temas ligados a monitoramento e transparência também estão na lista. A iniciativa busca manter a atuação do Fundo de acordo com os compromissos assumidos pelo Brasil, no contexto do Acordo de Paris.”

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/12/fundo-clima-definenovas-regras-para-os-proximos-dois-anos

A respeito do Acordo de Paris, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Acordo de Paris

     

    É um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC - sigla em inglês), que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a COP-21, em Paris e foi aprovado em 12 de dezembro 2015. O líder da conferência, Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, disse que esse plano "ambicioso e equilibrado" foi um "ponto de virada histórica" na meta de reduzir o aquecimento global.

     

    O objetivo da convenção está descrito no artigo 2º, "o reforço da implementação" da UNFCCC através de:

     

    "(a) Assegurar que o aumento da temperatura média global fique 2°C abaixo dos níveis pré-industriais e prosseguir os esforços para limitar o aumento da temperatura a até 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isto vai reduzir significativamente os riscos e impactos das alterações climáticas;

    (b) Aumentar a capacidade de adaptação aos impactos adversos das alterações climáticas e promover a resiliência do clima e o baixo desenvolvimento de emissões de gases do efeito estufa, de maneira que não ameace a produção de alimentos;

    (c) Criar fluxo financeiros consistentes na direção de promover baixas emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento resistente ao clima."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Paris_(2015)

  • Alternativa C

     

    Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.  

    O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. 

    Para que comece a vigorar, necessita da ratificação de pelo menos 55 países responsáveis por 55% das emissões de GEE. O secretário-geral da ONU, numa cerimônia em Nova York, no dia 22 de abril de 2016, abriu o período para assinatura oficial do acordo, pelos países signatários. Este período se estende até 21 de abril de 2017.

    Para o alcance do objetivo final do Acordo, os governos se envolveram na construção de seus próprios compromissos, a partir das chamadas Pretendidas Contribuições Nacionalmente Determinadas (iNDC, na sigla em inglês). Por meio das iNDCs, cada nação apresentou sua contribuição de redução de emissões dos gases de efeito estufa, seguindo o que cada governo considera viável a partir do cenário social e econômico local. 

     

    Continua em: http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris

  • Ok, mas os EUA assinaram ou não?

    Tenho lembrança de ter ouvido que alguma potência poluente não assinou...

  • Manchete de 03 de setembro de 2016: EUA e China ratificam acordo de Paris para conter alterações climáticas.

    O texto é bem interessante. Segue link https://www.publico.pt/2016/09/03/mundo/noticia/chima-ratifica-acordo-de-paris-para-conter-alteracoes-climaticas-1743080

  • http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris

  • Os EUA assinaram, mas não ratificaram o Protocolo de Kyoto.
    Em relação ao acordo de Paris os EUA ratificaram sim.

     

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/estados-unidos-ratificam-acordo-do-clima-assinado-em-paris.html

    http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2015/02/1590476-dez-anos-depois-protocolo-de-kyoto-falhou-em-reduzir-emissoes-mundiais.shtml

  • O Acordo de Paris busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, com isso, limitar o aumento da temperatura da Terra em até 1,5º C até 2100.

     

    As principais questões ligadas às mudanças do clima foram incluídas no acordo. Além de prever aumento para além de US$ 100 bilhões por ano para financiar ações, o texto final estabelece o objetivo de manter o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2º C em relação aos níveis pré-industriais e garantir esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5º C.

     

    Os países responsáveis por 56 % das emissões globais de gases de efeito estufa entregaram seus instrumentos de validação, superando o mínimo necessário de 55% para que o pacto mundial entrasse em vigor. O Brasil depositou o instrumento de ratificação em 21 de setembro na sede das Nações Unidas.

     

    Após o Acordo de Paris sobre mudança do clima ser ratificado por 73 países, entrou em vigor em novembro de 2016, antes do inicialmente previsto ano de 2020.

  • O acordo que o Trump pulou fora!

  • Países que não estão no acordo: http://super.abril.com.br/blog/contaoutra/quais-os-paises-que-nao-estao-no-acordo-de-paris-e-por-que/

  • Gab:C

     

    Lembrando que os EUA sairam do Acordo de Paris, tema que pode aparecer nas provas.

     

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (01 de Junho de 2017) a saída de seu país do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, mas prometeu negociar um retorno ou um novo acordo climático em termos que considere mais justos para os americanos. Ele disse que o atual documento traz desvantagens para os EUA para beneficiar outros países, e prometeu interromper a implementação de tudo que for legalmente possível imediatamente.

     

    O acordo, assinado em dezembro de 2015 durante a cúpula da ONU sobre mudanças climáticas, COP 21, prevê que os países devem trabalhar para que o aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.

     

    A saída dos EUA, segundo maior produtor mundial de gás de efeito estufa, pode minar o acordo internacional, o primeiro da história em que os 195 países da ONU se comprometem a reduzir suas emissões.

  • O Acordo de Paris foi aprovado na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em dezembro de 2015, pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.

  • Me senti no programa quem quer ser um milionário, perguntas super aleatórias.

  • Letra A, incorreta. O Acordo foi assinado em abril de 2016.

    Letra B, incorreta. O Acordo foi inicialmente assinado pelos Estados Unidos.

    Letra C, correta.

    Letra D, incorreta. Os países responsáveis por 56 % das emissões globais de gases de efeito estufa entregaram seus instrumentos de validação, superando o mínimo necessário de 55% para que o pacto mundial entrasse em vigor.

    Letra E, incorreta. O Acordo tem por base, sim, que a temperatura média global sofre influência da ação antrópica (do homem).

    Gabarito: C