SóProvas


ID
2304586
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Aquisição, registro, guarda e conservação de livros, folhetos, jornais, revistas e outras publicações, bem como de álbuns de fotografias, de dispositivos ou de recortes, controlando seu empréstimo e utilização, estão entre as competências do Auxiliar Administrativo. Quanto ao estágio de evolução dos documentos (ciclo de vida), os arquivos se classificam em: correntes (arquivos de primeira idade), intermediários (arquivos de segunda idade) e permanentes (arquivos de terceira idade). Na distribuição dos documentos nos arquivos de 1ª, 2ª e 3ª idades (corrente, intermediário e permanente) há que se observar, em primeira análise, a importância que um documento apresenta e que justifica sua preservação e guarda em um arquivo. É o chamado valor do documento, que pode se apresentar de duas formas: primário ou secundário. Considerando-se o valor primário, analise as afirmativas.

I. Entende-se por documento de valor primário aquele que atende às necessidades da instituição em seu dia a dia, ou seja, o documento que ainda serve para fins administrativos, legais ou jurídicos e que pode, a qualquer momento, ser solicitado para resolver alguma pendência funcional.

II. Na prática, todo documento nasce com valor primário, que também é comumente chamado de valor administrativo, devido a suas características. Durante um determinado período, que varia de documento para documento, esse valor desaparece. É a chamada prescrição do documento.

III. Os arquivos correntes (1ª idade) e intermediários (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição para fins administrativos. 


Pode-se afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta:

    letra E

  • Questão copiada deste site: http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com/2011/05/ciclo-vital-dos-documentos.html

  • I. Entende-se por documento de valor primário (arquivo corrente e arquivo intermediário) aquele que atende às necessidades da instituição em seu dia a dia, ou seja, o documento que ainda serve para fins administrativos, legais ou jurídicos e que pode, a qualquer momento, ser solicitado para resolver alguma pendência funcional. (Correto)

     

    II. Na prática, todo documento nasce com valor primário, que também é comumente chamado de valor administrativo, devido a suas características. Durante um determinado período, que varia de documento para documento, esse valor desaparece. É a chamada prescrição do documento. (Correto, o documento nasce com valor primário, que são as fases corrente e intermediária, após um determinado período o documento perde seu valor administrativo, dessa forma são arquivados ou descartados).

     

    III. Os arquivos correntes (1ª idade) e intermediários (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição para fins administrativos. (Correto, os arquivos correntes e intermediários são tem o valor primário, quando prescreve o valor administrativo, torna-se histórico).

  • I. Entende-se por documento de valor primário aquele que atende às necessidades da instituição em seu dia a dia, ou seja, o documento que ainda serve para fins administrativos, legais ou jurídicos e que pode, a qualquer momento, ser solicitado para resolver alguma pendência funcional.

    II. Na prática, todo documento nasce com valor primário, que também é comumente chamado de valor administrativo, devido a suas características. Durante um determinado período, que varia de documento para documento, esse valor desaparece. É a chamada prescrição do documento.

    III. Os arquivos correntes (1ª idade) e intermediários (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição para fins administrativos.

  • entendi foi nada

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - Documentos de valor primário são os essenciais para a execução de atividades administrativas rotineiras. Sendo assim, são documentos utilizados com muita frequência, e por isso estão no arquivo corrente. Correto.
    II - O valor primário é o valor administrativo, legal, jurídico, contábil, fiscal etc. Esse valor é a própria razão de existir do documento que é atender a uma necessidade administrativa. Todo documento possui valor primário, mesmo que este valor se perca com o tempo. Correto.
    III - O valor primário é a própria razão de existir dos documentos. Quando este valor é alto, o documento está na fase corrente, e é frequentemente consultado; quando este valor diminui, o documento está na fase intermediária, sendo consultado poucas vezes, e apenas aguarda os prazos definidos para concluir seus efeitos administrativos antes de ser recolhido ou eliminado. Correto.

    Portanto todos os itens estão corretos.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • ... até a prescrição PARA fins administrativo????

  • Não concordo com o gabarito: "... até a prescrição para fins administrativos" ?

    administrativos- Valor primário

    Histórico- Valor secundário

    O correto seria: "...até a prescrição do seu fim administrativo."

  • é, uma questão de interpretação, a alternativa III estaria errado se tivesse uma virgula ex:  "...até a prescrição, para fins administrativos."

    pode ser, Gabarito correto 

  • São Todas certas, para Quadrix não vão generalizar claro, mas se sentiu queesta certo e ainda ficou na dúvida, marque todas corretas. kkkkk Referente a questão acima, acredito que na 2° idade os documentos ainda poderão ser usados para fins administrativos em períodos sazonal.

  • A meu ver esse item III está errado. Há falha na coesão textual induzindo o candidato ao erro, pois a banca usou a preposição "para" ou invés da preposição "dos" (de + os) o que causou distorção no sentido da frase (coerência). Veja:

     

    III. Os arquivos correntes (1ª idade) e intermediários (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição para fins administrativos. 

     

    Na minha opinião o correto seria: III. Os arquivos correntes (1ª idade) e intermediários (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição dos fins administrativos. 

     

    >>> a prescrição de algo / de alguma coisa

  • LETRA E CORRETA

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.

     INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

     PERMANENTE ou 3º IDADE: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.

  • Meu Deus que banca é essa?

  • Que bomba de questão. GAB E