Gabarito Letra A
Externalidades são os efeitos – positivos ou negativos – das nossas decisões que recaem sobre outras pessoas. Quando há alguma externalidade, o equilíbrio de mercado deixa de ser eficiente.
1) Externalidades positivas - São situações nas quais esses efeitos implicam benefícios a outros indivíduos ou firmas da economia. Benefício social é maior que o benefício privado. Existe ineficiência porque a externalidade é ofertada em quantidade MENOR que a eficiente
2) Externalidades negativas - São situações nas quais as ações de um determinado agente da economia prejudicam os demais indivíduos (Deseconomias externas). O custo social é maior que o custo privado. Existe ineficiência porque a externalidade é ofertada em quantidade MAIOR que a eficiente
bons estudos
a) Aqui já está o nosso gabarito! Se há externalidades negativas, então a ação tem um custo não internalizado por aquele que a comete. No caso da produção, a firma que produz não “sofre” parte do custo. Logo, ela produz mais do que produziria se levasse em consideração o custo que gera a terceiros. Ou seja, as firmas tendem a produzir um nível superior ao socialmente ótimo porque os custos não estão totalmente internalizados.
b) Errado! É justamente por as firmas não arcarem com os custos externos que a sociedade perde.
c) A competição não é capaz de eliminar o problema das externalidades.
d) Errado! Isso nada tem a ver com externalidades. Mas nós sabemos que num monopólio tende a ocorrer exatamente o contrário: produção abaixo do nível socialmente eficiente e a preços mais altos, claro.
e) Não importa se é ou não é passível de aferição. A externalidade é uma falha de mercado, uma falha que impede o mercado de chegar ao nível socialmente ótimo.
Resposta: A