a) demonstra que o desemprego de curto prazo é sempre igual à taxa natural, como decorrência das constantes adaptações de expectativas dos agentes.
ERRADO: Desemprego de longo prazo é que é igual à taxa natural.
b) evidencia, com aplicação do princípio aceleracionista, que, no longo prazo, é possível manter e acelerar o emprego abaixo da taxa natural, sem aumentar a inflação.
ERRADO: Na versão aceleracionista, manter o desemprego abaixo da taxa natural, é preciso fazer com que a inflação se acelere.
c) depende das expectativas, que são formadas tomando como fator relevante a política governamental que será anunciada futuramente.
ERRADO: esse caso diz respeito à expectativas racionais, e não às adaptativas.
d) revela que a manutenção de desemprego abaixo da taxa natural ocorre somente quando os trabalhadores são iludidos quanto às suas expectativas em relação à inflação.
CERTO!
e) demonstra que a inflação independe da oferta monetária.
ERRADO: a inflação depende da oferta monetária.
a) Apenas no longo prazo é que o desemprego é igual à taxa natural, e não no curto prazo como afirmou a alternativa.
b) É justamente o oposto! No longo prazo, tentativas de manter o DESemprego abaixo da taxa natural só causaria mais e mais inflação.
c) Errado! Isso acontece com expectativas racionais. Vigorando expectativas adaptativas, o que vale para a formação das expectativas é a inflação passada.
d) É exatamente isso! Par que consiga manter o desemprego abaixo da taxa natural, o governo precisaria gerar cada vez mais inflação. Ou seja, precisaria fazer com que a inflação fosse sempre superior à do período passado, visto que os agentes a projetam para o futuro.
e) Pelo contrário: mostra que, a inflação está muito ligada ao volume da oferta monetária, já que aumentos da oferta monetária pressionam a inflação.
Resposta: D