-
Gabarito Letra A
· Inflação de demanda: gerada pelo consumo exagerado (excesso de DA sobre OA).
inflação monetária: é um tipo de inflação de demanda à é causada pela aumento na oferta de moeda (trata-se da “senhoriagem”). Os efeitos da política monetária para controlá-la se disseminam mais rapidamente sobre a economia.
· Inflação de custos: inflação associada ao aumento dos insumos (diminuição da oferta de bens e serviços EX: 1973 e 1979 – crises do petróleo).
Brasil: Estagflação: ausência de crescimento acompanhado de uma alta taxa de inflação.
· Inflação inercial: é um problema de indexação da economia, decorre da expectativa ou do comportamento dos agentes econômicos.
· Inflação estrutural: formação de oligopólio
bons estudos
-
As pressões autônomas de grupos específicos por aumentos salariais dos trabalhadores, por exemplo, faz com que os salários sejam aumentados em nível maior que o aumento da produtividade marginal.
Isto faz com que aumente o CUSTO de produção.
Consequentemente, os empresários repassam o custo maior aos PREÇOS dos produtos. (=aumento dos preços)
Desta forma, caracteriza uma INFLAÇÃO DE CUSTOS.
-
Esse o clássico exemplo de inflação de custos, pessoal!
Tivemos, há pouco tempo, um exemplo bem emblemático no Brasil, em que os caminhoneiros (um grupo específico), em greve, exigiram reajustes e tabelamentos de fretes, entre outras demandas.
Ora: o transporte rodoviário é um forte componente dos preços da maioria dos bens no Brasil.
Perceba o quanto o aumento generalizado dos valores dos fretes encareceria a maior parte dos preços dos mais variados produtos devido à elevação do custo de produção/venda.
Resposta: A