-
ERRADO - a) O rigor mortis ou rigidez cadavérica ocorre antes do resfriamento do cadáver e se mantém durante a putrefação. (Não se mantém após a putrefação, pois essa se inicia com a mancha verde, de 20 a 24h após a morte, já a rigidez começa entre 1h e 2h após a morte e desaparece na faixa de 24h após óbito)
GABARITO - b)O livor mortis se caracteriza pelo aparecimento de manchas arroxeadas nos locais de declive e faltam na região que o corpo se apoia
ERRADO - c) O cadáver apresenta alterações oculares: córneas não opacifcadas e pálpebras móveis (A córnea, algumas horas depois da morte, perde sua transparência e se toma turva devido à desidatração cadavérica)
ERRADO - d) A decomposição cadavérica é um único fenômeno, com ausência da participação e difusão de germes (Entre os mais influentes fatores que interferem na decomposição cadavérica destacam-se a temperatura, a aeração, a higroscopia do ar, o peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto e a causa da morte. Além disso, devem ser consideradas a ação bacteriana e a atividade dos insetos necrófagos.)
Putrefação: 4 períodos, 1º PERÍODO CROMÁTICO OU DE COLORAÇÃO. 2º PERÍODO GASOSO OU ENFISEMATOSO. 3º PERÍODO COLIQUATTVO OU DE LIQUEFAÇÃO. 4º PERÍODO DE ESQUELETÍZAÇÃO
ERRADO - e) As manchas de putrefação da pele são verdes, devido à ureia formada pela metaloproteinase. (A tonalidade verde-enegrecida dos tegumentos é responsabilizada pela formação do hidrogênio sulfurado -resultado da ação bacteriana - que se vai combinar com a hemoglobina, dando a sulfometemoglobina.)
Fonte: Medicina Legal 8ª Ed. - Genival Veloso de França
-
Gabarito: LETRA B
Os três importantes fatores que podem estar presentes na estimativa do tempo de morte: "LAR"
LIVOR MORTIS (Livores de hipóstase) ocorre quando, cessada a circulação, o sangue fica sujeito tão somente às leis da gravidade, de modo que vai, pouco a pouco, se acumulando nas regiões em declive, que ficam escurecidas, enquanto as regiões opostas empalidecem.
ALGOR MORTIS (Esfriamento cadavérico). Com a morte e a consequente falência do sistema termorregulador, a tendência do corpo é equilibrar sua temperatura com o meio ambiente.
RIGOR MORTIS (rigidez cadavérica), considerada por Lacassagne como “um estado de dureza, de retração e de tensão que sobrevém nos músculos após a morte”.
Fonte: Medicina legal - Genival Veloso França.
-
FENÔMENOS ABIÓTICOS/ AVITAIS/ VITAIS NEGATIVOS
MEDIATOS OU CONSECUTIVOS
1-D-esidratação: evaporação de líquidos corpóreos do cadáver;
2-A-lgor mortis: resfriamento cadavérico;
3-LI-vor mortis: (Livores de hipóstase) manchas arroxeadas no cadáver;
4-R-igor mortis: Rigidez cadavérica.
Medicina Legal 9ª Ed. - Genival Veloso de França
-
GABARITO B
LIVORES DE HIPÓSTASE são manchas decorrentes do depósito de sangue pela ação da gravidade nas partes mais baixas do corpo de acordo com a posição do cadáver. O surgimento desse fenômeno sofre a influência de fatores como o tipo de morte(hemorragias, enforcamento) e as condições sistêmicas no momento do óbito(anemia aguda, desnutrição). Em geral essas manchas surgem em média de 1 a 3 horas após a morte, fixando-se definitivamente em torno de 8 a 12 horas após o óbito. Nesse espaço de tempo, com a mudança de posição do cadáver essas manchas podem mudar de posição."
Bons estudos
-
Gab B
Livores de Hispostáse ( Manchas de hispostáse ) - Livor Mortis
- É o acúmulo de sangue em partes baixas do corpo. Depende da posição do cadáver.
Inicia: 2 a 3 horas
Generaliza: 6 horas
Fixa: 12 horas.
-
A) INCORRETO- Rigidez cadavérica também chamada de "rigor mortis", trata-se de um ENDURECIMENTO MUSCULAR. Esse fenômeno compreende acidificação dos músculos e falta de oxigenação. A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares com maior volume. Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados. Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação.
B)CORRETO- Na morte, o sangue, pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento deste fenômeno varia, no entanto, com certas condições, como na desnutrição, nas anemias agudas, entre outras, não havendo, assim, uma cronologia exata. Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição. Em nossa experiência, observamos que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce, surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 h. Nesta mesma linha, recentemente, Usumoto e cols. tentam incorporar neste estudo a espectrofotometria dos livores cadavéricos no sentido de aplicá-la ao estudo da estimativa do tempo de morte (in Estimation of postmortem interval based on the spectophotometric analysis of postmortem lividity, Leg Med (Tokyo), 2010; 12:19-22). Hygino, Hércules, 2005.
C)INCORRETO-“ Modificação dos globos oculares. A desidratação manifesta nos olhos certos fenômenos que devem ser conhecidos, como, por exemplo, a formação da tela viscosa, a perda da tensão do globo ocular, o enrugamento da córnea, a mancha negra da esclerótica e a turvação da córnea transparente. A tela viscosa é constituída pela mistura do líquido transudato do globo ocular, o qual se evapora na superfície dos detritos do epitélio que se destacam da córnea e dos corpúsculos de poeira depositados, formando um fino véu que recobre a superfície da córnea. Este fenômeno também pode ser observado no vivo, nos doentes em estado agônico demorado (sinal de Stenon-Louis).” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p 1025
D)INCORRETO-“ A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. Depois da autólise, começa a se verificar a desorganização do corpo provocada por germes aeróbios, anaeróbios e facultativos, os quais produzem certos fenômenos físicos e bioquímicos que vão decompondo o corpo em substâncias mais simples. É o intestino o ponto de partida da putrefação, com exceção dos recém-nascidos e dos fetos.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1032
E)INCORRETO- Hércules esclarece que a “fase da coloração começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfídrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando-se a sulfoemoglobina.” HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, P. 153
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B