ACESSO ÀS CAVIDADES CORPORAIS: O exame interno, próxima etapa da necropsia, é dividido em exame interno da cabeça (cavidade craniana) e do tronco (cavidades torácica e abdominal) e inicia-se pela incisão. Após a incisão, são retirados os planos ósseos das respectivas cavidades. O exame interno deve começar pela cabeça.
TRONCO: Para a realização do procedimento completo, a incisão a se utilizar para o exame interno do tronco é a biacrômio-fúrculo-pubiana, também chamada “em Y”. Esta incisão inicia-se nos ombros, a partir do acrômio de cada escápula, convergindo-se, ambos os cortes, para a fúrcula esternal, após passarem pelo bordo inferior das regiões mamárias. Da fúrcula esternal o corte desce para a sínfise pubiana em linha reta, medialmente, fazendo-se um pequeno contorno na cicatriz umbilical. Após essa incisão, os planos cutâneo, subcutâneo e muscular são rebatidos para a exposição do gradil costal e da cavidade peritoneal. Outras técnicas de incisão podem ser utilizadas na dependência do que se deseja examinar e das características próprias do corpo em estudo.
http://www.patologia.medicina.ufrj.br/graduacao/images/_dep-patologia/arquivos_texto/Metodos_Estudo/UFRJ-HUCFF-POP-Necropsia-logo.pdf