-
2.1 Aspectos formais e abertos x aspectos informais e fechados
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais envolvem as percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais.
2.2 Os níveis fundamentais da cultura
Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:
Artefatos observáveis
Valores
Pressupostos básicos
Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá--los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimento
-
O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein (Nascido em 1928) no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de cultura organizacional e se baseia na idéia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles:
Artefatos
Normas e Valores
Pressupostos
-
Muito obrigado Vanessa e Rafael por sempre comentarem nessas questões de adm, gestão de pessoas e afins. Seus comentários sempre me ajudam muito!
-
Aquele resumão de que a gente gosta.
Artefatos: Aspectos visíveis de uma organização. Ex: Uniformes, linguagem são uns dos exemplos de ''Artefatos''.
Valores compartilhados: Quando eu chego a alguma empresa para trabalhar, consequentemente eu vou compartilhar com os meus colegas os meus valores, algo de que eu acredito e eles, consequentemente, compartilharão os deles comigo.
Pressuposições básicas: Por fim, é o nível mais profundo de uma organização. Sendo ele, o mais difícil de mudar.
Espero ter ajudado. É isso! Contem comigo.
-
GABARITO: LETRA B
Edgar Schein, considerado um dos principais autores sobre Cultura Organizacional, diz que ela existe em três diferentes níveis: os pressupostos básicos, que são as crenças adquiridas em relação à empresa e à natureza humana; os valores, que consistem nos princípios, normas e modelos; e os artefatos que são os fatores visíveis, perceptíveis e comportamentais de uma empresa.
FONTE:ACADEMIAPME
-
Olha isso, esta questão chega a emocionar. O examinador cobra algo direto e didático. Assunto em que um autor, Schein, é referência e unanimidade no assunto. Pode parecer algo simples, mas ainda assim ela tem só 65% de acertos! Por que as bancas não podem fazer isso nesta maldita matéria de GP? Precisam pegar autores desatualizados, desconhecidos, inventar moda ou fazer alternativas com advérbios de exclusão que não selecionam quem sentou e estudou ... ô matéria
-
Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.
Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.
Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros
Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.
Gabarito: C