SóProvas


ID
2305396
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as Organizações em Rede é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • " aproveita as melhores vantagens no mundo todo"?

    O examinador foi longe hem?

  • ABORDAGEM DE REDES

    É a organização que se torna um pequeno centro intermediário, conectado eletronicamente que desempenham funções vitais da organização. É o mais recente tipo de departamentalização.

    ESTRUTURA EM REDE

    É a desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente.

    Esse tipo de estrutura impossibilita saber onde a organização está nos termos tradicionais, pois cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.

    Seu organograma é diferenciado em sua forma circular ou estrelado, sendo a unidade central, no centro do organograma, interligado às demais unidades.

    VANTAGENS

    A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global. Mesmo em pequenas organizações, ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e a1cançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender os produtos e serviços no mundo todo.

    Flexibilidade decorrente da capacidade de ob¬ter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições. Como a organização não possui bens fixos, como por exemplo, fábricas, equipamentos ou instalações, ela pode continuamente redefinir-se e buscar novos produtos e novas oportunidades de mercado. Para os funcionários que trabalham permanentemente na organização, o desafio está na maior variedade do trabalho, e a satisfação, em executar uma atividade que muda incessantemente.

    Os custos administrativos são baixos. Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores. Podem ter apenas dois ou três níveis de hierarquia, comparados aos dez ou mais níveis nas organizações tradicionais.

    DESVANTAGENS

    A administração não tem, o controle de todas as operações de imediato, pois dependem de contratos, negociação e mensagens eletrônicas para reunir todas as partes.

    Existe a possibilidade de perder negócios se uma organização contratada falha ou deixa de entregar o trabalho planejado.

    Existe elevada incerteza quanto aos serviços contratados de outras organizações que estão fora do controle da empresa.

    Os empregados podem imaginar que pode¬riam ser substituídos por novos contratos de serviços. A organização em redes precisa desenvolver uma cultura corporativa coerente e obter o comprometi¬mento das pessoas.

    Como os produtos e mercados mudam, a organização precisa se atualizar e capacitar continuamente seus funcionários para adquirir as novas habilidades e capacidades.

    http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • Resumo :

    Matricial – Agrupamento de dois tipos de estruturas, geralmente: funcional e de projetos. Aumenta a comunicação da organização, porem gera dupla subordinação e problemas de liderança

    ·  Funcional – Agrupamento de acordo com a função/área. Fica centralizado dificultando a comunicação porem cria especialistas nas áreas.

    ·  Projetos – Estrutura com foco nos projetos, demanda temporária. Todo projeto tem data para começar e data para terminar.

    ·  Clientes ou Clientela – Foco na necessidade dos clientes, busca o atender a demanda de mercado. Aumenta a flexibilidade e permite um melhor atendimento à demanda. Ex.: C&A

    ·  Produtos/serviços – Foco na demanda de produtos/serviços, atendendo todos os clientes no mesmo departamento. Ex.: Guanabara.

    ·  Processos – Realiza o agrupamento de profissionais de áreas diferentes que exerçam funções complementares. Baixo custo operacional. Ex.: RH + Vendas + logística

    ·  Em rede – Flexibilidade, competividade global, estrutura enxuta.

    E)

  • A - ERRADO - 1º É DE BAIXO CUSTO OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO, OU SEJA, É MAIS BARATO MANTÊ-LA. 2º NÃO EXISTE NÍVEIS DE HIRARQUIA E NEM DE SUBORDINAÇÃO. TRATA-SE DE UMA ESTRUTURA ALTAMENTE ORGÂNICA E TOTALMENTE HORIZONTALIZADA.

     

    B - ERRADO - LEALDADE FRACA, DEVIDO À FALTA DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.

     

    C - ERRADO - DIFICULDADE DE CULTURA CORPORATIVA, DEVIDO À SUA AMPLITUDE GLOBAL DE ABRENGER A COMPETITIVIDADE.

     

    D - ERRADO - CONTROLE GLOBAL E DE RESPONSABILIZAÇÃO DIFÍCEIS, DEVIDO À FALTA DE HIERARQUIA E A AMPLA DESCENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES.

     

     

    E - GABARITO.

  • Concordo com você, Cleyton Barros.

  • Vou construindo uma apsotila com todos os comentários do PedroMatos nas questoes de Adm Geral , porque a coisa tá difícil!

  • A organização virtual, também chamada de organização em rede, organização modular, ou celular, têm foco em seu negócio principal (core
    business) e terceiriza a maior parte de suas atividades não essenciais. O que se busca é a flexibilidade máxima da estrutura organizacional, que passa a se concentrar naquilo que sabe fazer melhor.

    Como as organizações estruturadas sob este modelo são mais horizontalizadas, flexíveis e centradas em suas atividades principais, elas se
    adaptam bem às contingencias ambientais e são mais permeáveis à comunicação e à recepção de feedback do que boa parte dos outros modelos
    organizacionais.

    Elas funcionam com base em equipes que atuam comunicando-se de forma intensiva.A principal vantagem desse tipo de estrutura é sua flexibilidade,
    enquanto sua principal desvantagem é que, devido ao estado fluido e de reorganização permanente de suas estruturas, os papeis, objetivos e
    responsabilidades não são claros, o que favorece o surgimento do comportamento político.

    Fonte: Carlos Xavier - estratégia concursos.