SóProvas


ID
2305633
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Luzerna - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em um estoque de medicamentos, pode-se segmentar os itens baseando-se no impacto resultante da falta desses medicamentos. Nesse critério, os medicamentos são classificados em XYZ, de acordo com seu grau de criticidade ou imprescindibilidade do material no desenvolvimento das atividades realizadas. De acordo com essa classificação, os medicamentos da classe Z são considerados:

Alternativas
Comentários

  • Materiais de máxima criticidade. Sua falta provoca a paralisação de uma ou mais fases operacionais da organização e não podem ser substituídos por outros equivalentes.

  • Classe X – produto com baixa criticidade. Caso ele não esteja disponível no estoque, não haverá grandes perdas, em matéria de produção ou de lucratividade. Além disso, este tipo de item pode não ser considerado dispensável, mas sempre será considerado substituível.

    • Classe Y – também chamado de item intercambiável. Sua principal característica é o fato de ser relevante tanto para o estoque produtivo de uma empresa, quanto para a produção final que ela entrega para seus clientes. Na maioria dos casos, este tipo de produto pode ser utilizado como substituto de itens de classe X ou de classe Z, caso estes não estejam disponíveis no estoque.

    • Classe Z – estes são os itens vitais que uma empresa precisa ter em seu estoque. A falta de um item de criticidade Z remete normalmente a prejuízos diretos no negócio. Em outros casos, sua falta resulta em perdas em segurança ou operacionalidade.