-
Referência do texto: SAMPAIO, C.C. et al. Interdisciplinaridade em questão: Análise de uma política de saúde voltada à mulher. In: SÁ, J. L. M. de (Org.). Serviço Social e Interdisciplinaridade: Dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no Ensino, Pesquisa e Extensão. São Paulo: Cortez, 2010. p. 77-95.
-
conforme pontua Severino (1989):
A interdisciplinaridade exige que cada especialidade ultrapasse os seus próprios limites, abrindo-se as contribuições de outras disciplinas. È uma relação recíproca, de mutualidade, que pressupõem uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema de conhecimento, isto é, substituir a concepção fragmentada pelo unitário do ser humano.
SEVERINO, A. J. Subsídios para uma reflexão sobre novos caminhos da interdisciplinaridade. In: Sá, J. L. M. (Org.).: Serviço Social e interdisciplinaridade: dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Cortez, 1989. p. 11-21.
-
Justaposição de conteudos é a MULTIDISCIPLINARIDADE.
-
GABARITO
A
-
Letra A
As características pautadas no individualismo exacerbado e o ranço das práticas de competência eminentemente especializadas, baseadas na fragmentação dos sujeitos e do foco voltado para a doença, impõe uma noção de globalidade do homem,exigindo que “cada especialista ultrapasse os seus próprios limites, abrindo-se às contribuições de outras disciplinas”. (SAMPAIO et al, 2006, p. 82) A autora recorre também à Japiassu (1976) e a sua categorização das práticas interdisciplinares e aponta algumas definições e discussões para a interdisciplinaridade, condição necessária ao trabalho no campo da saúde. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema de conhecimento, isto é, substituir a concepção fragmentária pela unitária de sujeito.” (SAMPAIO et al, 2006, p.82)
Fonte: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo16-impassesedesafiosdaspoliticasdaseguridadesocial/pdf/politicasdesaudeeinterdisciplinaridade.pdf
-
Conceito: Interdisciplinaridade - Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns.
A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas). O termo foi assim apelidado pelo sociólogo Louis Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937.
A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fraccionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação.
Vasconcelos et al. (2010) salienta que a interdisciplinaridade deve ser compreendida: [...] como estrutural, havendo reciprocidade, enriquecimento mútuo, com uma tendência a horizontalização das relações de poder entre campos implicados. Exige a identificação de uma problemática comum, com levantamento de uma axiomática teórica e/ ou política básica e de uma plataforma de trabalho conjunto, colocando-se em comum os princípios e os conceitos fundamentais, esforçando-se para uma decodificação, das diferenças e convergências desses conceitos e, assim, gerando uma fecundação e aprendizagem mútua, que não se efetua por simples adição ou mistura, mas por uma recombinação dos elementos internos (ibidem, p.47). A interdisciplinaridade representa, portanto, a inter-relação e a cooperação de diferentes campos de conhecimento, baseados na reciprocidade, na troca, no diálogo entre estes, de forma a desenvolver habilidades e competências construídas coletivamente.
-
I. A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites.
II. A interdisciplinaridade demanda que cada especialista se abra às contribuições de outras disciplinas.
III. A interdisciplinaridade refere-se a justaposição de conteúdos. (não faz referência a justaposição de conteúdos)
IV. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade.
V. A interdisciplinaridade pressupõe a integração de conteúdos numa disciplina. (não há integração em uma única disciplina)
-
I. A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites.(correto)
II. A interdisciplinaridade demanda que cada especialista se abra às contribuições de outras disciplinas.(correto)
III. A interdisciplinaridade refere-se a justaposição de conteúdos.(errado)
IV. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade.(correto)
V. A interdisciplinaridade pressupõe a integração de conteúdos numa disciplina.(errado)