SóProvas


ID
2305696
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Cury (2001) em seu texto: “Elaboração de projetos sociais” nos oferece referências para a elaboração de planos, programas e projetos. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo:
I. No plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração.
II. O plano é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica de ação.
III. O programa traça as grandes estratégias e diretrizes para a intervenção na área social.
IV. O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.
V. O projeto é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. O Projeto que é a unidade mais específica...

    III. O plano traça grandes estratégias e diretrizes..

  • De acordo com Barata,

     

    PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.

     

    PROGRAMA – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

     

    PROJETO - É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.

     

    A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano.

     

    Referência: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/5x595ziU0wuEf5yA63Zw.pdf

  • GABARITO D

  • I. No plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração.

    Sim. O plano é documento mais genérico, mais abrangente do processo de planejamento, é nele que estão contidos os estudos, as análises situacionais e os diagnósticos necessários para identificação dos pontos a serem atacados.

    II. O plano é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica de ação.

    Não. A a unidade mais específica, com maior nível de detalhamento é o projeto

    III. O programa traça as grandes estratégias e diretrizes para a intervenção na área social.

    Não. As estratégias e diretrizes para a intervenção na área social são traçadas/delineadas pelo plano. Já que o plano delineia as decisões de caráter mais geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e estabelece responsabilidades. No plano são sistematizados e compatibilizados os objetivos e metas.

    IV. O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.

    Sim. O programa é a setorização do plano. O programa é o documento que detalha por setor as políticas, diretrizes, metas e medidas instrumentais.

    V. O projeto é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.

    Sim. Porque o projeto é o documento do planejamento que apresenta o maior nível de detalhamento, e é a menor unidade do processo de planejamento.

    Referência: Teixeira, Joaquina Barata. Formulação, administração e execução de políticas públicas. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS,2009.

     

  • Segundo CURY:

    O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a elaboração

    de programas e projetos específicos, dentro de um todo sistêmico articulado e, ao mesmo tempo, externamente coerente ao contexto no qual se insere. Em um plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração, e para essas áreas elaboram-se programas que, não raro, derivarão em projetos.

    O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos. Ele estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente. Em geral, as organizações

    responsáveis pelos programas são governamentais, mas existem também instituições privadas que operam dentro das diretrizes das políticas públicas.

    Um projeto “é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”3. O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.