SóProvas


ID
2305723
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Bravo; Matos (2006,p. 32-33) no ano de 1986 tivemos no Brasil o “[...]marco histórico mais importante na trajetória da política pública de saúde nesse pais”. Selecione, dentre as afirmativas abaixo, a que cita, corretamente, qual foi o marco histórico mais importante ocorrido na área da saúde no ano de 1986.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O fato marcante e fundamental para a discussão da questão Saúde no Brasil, ocorreu na preparação e realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986, em Brasília - Distrito Federal. A questão da Saúde ultrapassou a análise setorial, referindo-se à sociedade como um todo, propondo-se não somente o Sistema Único, mas a Reforma Sanitária . [...] O processo constituinte e a promulgação da Constituição de 1988 representou , no plano jurídico, a promessa de afirmação e extensão dos direitos sociais em nosso país frente à grave crise e às demandas de enfrentamento dos enormes índices de desigualdade social.

    Política de Saúde no Brasil∗ Por Maria Inês Souza Bravo

  • tem vários marcos importantes seguidos da visita de Franco Basaglia no Brasil em 1989 que se instaura a Lei 3657 de Paulo Delgado para  cuido dos chamados loucos e não mais depositos encarcerados. tendo outro olhar para a exclusão e a discriminalização. O atendimento era só medicamentoso e profissionais desinformados que é o modelo hospitalocentrico. Ainda com as caracterisitcas de carater moral e de lugar de depósito para o desviante ideia do mercantilismo. Com a escassez da população e de trablhadores ativos vem uma concepção da doença ser mais orgânica por isso antes da reforma psiquiatrica ela pega carona na reforma sanitária. O conteto da redemocratização, o fim da ditadura militar, o destino dos recursos financeiros( muito se gasta com recursos hospitlares) .A reforma política tem 4 eixos norteadores: teórico-assistencial, técnico-assistencial, jurídico-político,sócio-cultural, de novo olhar para a saúde mental com reinvindicação de territorialização de cuidados em Saúde Mental. Luta de classes junto a famíliares e pessoas em tratamento de Saúde Mental e os movimentos de estudantes e professores de psiquiatria, CEBES e MTSM. Não aceita crítica dos seus movimentos e são atuantes invadindo e deunciando os hospitais psiquiatricos e os não os fechando, e denúncia de violação e carceres de doentes mentais. Como já existia uma rede de atenção primária dos serviços em saúde devido a reforma santária (apesar de reforma psiquiatrica pega gancho mas não é reforma santaria e nem tem mesmas reinvidicações) que é proveniente do SUS com integralidade, nível horizontal de cuidado essa lei que funcionava desde para cuidados de atenção em saúde com a lei do ano de 88 fundamenta agora a reforma psiquiatrica de lei 3088 no ano 2011com sua atenção psicossocial com o eixo em Centro de atenção psicossocial aperfeiçoa-se as modalidades das casas de cuidados transitorias - CAPI, II, III e Alcool e drogas de acordo com numero de habitantes e o que se pretende atender de seu público de acordo com as necessidades. Não há mais internação e sim cuidado efetivo ( multidisciplinar e interdisciplinar).

  • Gabarito D !

    Outro acontecimento considerado um marco histórico no que tange à política de saúde no Brasil foi a consolidação da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986, em Brasília. Contou com a participação de quase 4.500 pessoas, dentre os quais, mil delegados a fim de discutir o rumo da saúde no país. Foi apontada nesse evento a necessidade de reestruturar a política de saúde com a criação do Sistema Único de Saúde. Os principais eixos discutidos foram: a saúde como direito de cidadania; a reformulação do Sistema Nacional de Saúde e o financiamento setorial.

    Após esse importante evento, o governo assumiu a bandeira da reforma sanitária, viabilizou as políticas de Ações Integradas de Saúde e criou o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde em 1987, o SUDS. Em 1988, a Constituição Federal integra a saúde, a previdência e a assistência social ao tripé da Política de Seguridade Social. 

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802013000200009

    Rev. katálysis vol.16 no.2 Florianópolis July/Dec. 2013

  • Movimento de Reforma Psiquiátrica - final dos anos 70

    Movimento Diretas Já - de 1983 até 1984

    Movimento de Reforma Sanitária - início da década de 70

    8ª Conferência Nacional de Saúde - 1986

    Promulgação da Constituição de 1988 - 1988

    GABARITO: LETRA D