SóProvas


ID
2305921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito dos níveis de maturidade de processos estabelecidos pelo MPS/BR para organizações que produzem software, julgue o item subsequente.

Uma organização que se encontre no nível A do MPS/BR está em otimização constante e possui todos os demais níveis de maturidade. Nesse caso, a dimensão tanto dos processos da organização quanto das capacidades desses processos está no nível mais alto de maturidade, de acordo com os princípios de engenharia de software.

Alternativas
Comentários
  • Capacidade no nível mais alto de maturidade? Como assim?

  • Os níveis de capacidades são representados pelos atributos de processos. Nesse sentido, sabendo que nem todos os processos devem realizar os atributos de processos 5.1 e 5.2, não sei se o examinador poderia afirmar que, no nível A, todos os processos devem possuir capacidades no nível mais alto de maturidade. Ou seja, os atributos de processos 4.1, 4.2, 5.1e 5.2 somente devem ser implementados para os processos críticos da organização, bem como os selecionados para análise de desempenho. Alguém pode comentar?     

  • Pra quem se apega aos detalhes talvez errou. Como a questão não disse, TODOS os processos no nível de capacidade mais alto, quem interpretou apenas os que a organização considera importantes acertou. Mas continua ambígua.
  • Assertiva CORRETA. 

     

    Sim, a organização tem TODOS os demais níveis de maturidade, visto que para avançar de nível os anteriores devem estar totalmente alcançados. Na bibliografia que eu usei para aprender (Estratégia) consta que os níveis de maturidade são uma combinação de processos e níveis de processos.

     

    Sendo assim, creio que uma organização pode estar no nível A sem implementar todos os processos, mas aqueles que forem implementados devem estar no nível mais alto de cada um. 

  • CORRETO

    Meu entendimento: 
    Uma organização que se encontre no nível A do MPS/BR está em otimização constante e possui todos os demais níveis de maturidade. - Com este ponto todos concorda não o que questionar.

    Nesse caso, a dimensão tanto dos processos da organização quanto das capacidades desses processos está no nível mais alto de maturidade, de acordo com os princípios de engenharia de software.
    Pegando o questionanmento do Lucas Bulcão: Como estamos falando de nível de Maturidade, para se atigir o Nível A o processo tem que estar no seu nível de Capacidade mais Alto, como bem lembrando pelo Lucas esses níveis de capacidade são representados pelo cumprimento de determinados atributos ligados ao processo. Para os processos em que não se faz necessária a implementação dos atributos 5.1 e 5.2, o nível de capacidade máxima desses processos está atrelado a realização dos atributos 4.1 e 4.2, então basta chegarmos a esse ponto para atigirmos a capacidade máxima desses processos.

    Este o meu entendimento da questão. No geral essa questão está bem difícil pois faz um cruzamento de informações bem interessante.

  • Esse é o objetivo em se chegar no nível A do MPS.BR. Correto.

  • O nível A é o nível mais alto de maturidade,  abrange todos os processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao B) e não possui processos específicos. A dimensão das capacidades, portanto, também está no nível mais alto de maturidade.

     

    Em relação às capacidades a serem atendidas pelo nível A, cabem as seguintes observações:

    a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2 .  Em relação ao atributo de processo AP 4.1, a implementação dos processos deve alcançar os resultados RAP 22 a RAP 25; 

    ​​​​​processos críticos da organização, selecionados para análise de desempenho devem satisfazer integralmente os atributos de processos AP 4.1 ( RAP 22 a RAP 29) e AP 4.2 (RAP 30 a RAP 34);

    dos processos selecionados para análise de desempenho, pelo menos um deve satisfazer integralmente os atributos de processo AP 5.1 e AP 5.2 .

    SOFTEX. MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Guia Geral MPS de Software. MR-MPS-SW. 2012.

    Fonte: Tec & SOFTEX. MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Guia Geral MPS de Software. MR-MPS-SW. 2012.