-
O Kanban trata-se de uma técnica que ajuda a visualizar o andamento do projeto. É muito utilizado em conjunto com o Scrum!
Kanban significa Cartão ou Placa Visual, em japonês. O Kanban é um método para gestão de mudanças com foco na visualização do trabalho em progresso (Work In Progress), identificando oportunidades de melhorias, tornando explícitas as políticas seguidas e os problemas encontrados e, por fim, favorecendo uma cultura de melhoria evolutiva.
Kanban também é uma espécie de cartaz ou placa visual contendo vários post-its (aquele papelzinho colorido para colar lembretes). Ele permite uma melhor visualização do fluxo de trabalho, favorecendo a transparência. Ademais, permite mudar prioridades facilmente e entregar funcionalidades a qualquer momento. Não há preocupação com iterações ou estimativas.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
"Principalmente quando o projeto envolve ciclos longos de desenvolvimento"? Não existem Sprints longas na metodologia ágil SCRUM.
-
Dois aspectos:
1) Não é possível afirmar que ao dizer que o Kanban é utilizado "principalmente quando o projeto envolve ciclos longos de desenvolvimento" o examinador ainda está fazendo referência a uma aplicaçao do Kanban em uma Sprint do Scrum. Nesse sentido, pode muito bem o examinador ter escolhido citar corretamente 3 características/usos do Kanban, sendo: 1) é uma forma simples de visualizar o andamento das tarefas da equipe durante uma sprint de Scrum; 2) técnica que representa tarefas por meio de pequenos papéis que indicam o que está pendente, em desenvolvimento e finalizado; e 3) técnica onde "todos visualizam os gargalos e a equipe se organiza melhor, principalmente quando o projeto envolve ciclos longos de desenvolvimento".
2) Assumindo que examinador faz referência à aplicação do Kanban em uma Sprint do Scrum em toda a redação da assertiva, uma Sprint de 4 semanas pode ser considerada longa em relação a uma Sprint de 1 semana. Somente é possível afirmar que algo é longo se tivermos uma "régua", ou seja, se tivermos com que comparar.
O examinador simplesmente disse que o Kanban é aplicado principalmente em longos ciclos e isso, a meu ver, não compromete a questão. Seja pelo primeiro aspecto, seja pelo segundo aspecto.
A grande "bobeira" (se é que eu posso dizer assim) cometida pelo examinador diz repeito ao uso da redação "pequenos papéis" (tudo isso para não escrever Post-It(R)?! :) ). Primeiro, com as diversas ferramentas computadorizadas existentes, não é necessário utilizar papel para representar Kanban. Segundo, o termo "papel" pode confundir com a representação que alguém exerce em função de algo e poderíamos interpretar como papeís do Scrum (Product Owner, Scrum Master e Scrum Team) e julgarmos a assertiva de maneira errada. Acho que foi "um mole" que a banca deu.
Abs e sorte para quem ajuda a sorte!
-
Concordo com Rafael. A questão está tratando de métodos ágeis, ou seja, não possui ciclos longos de desenvolvimento. Caberia recurso.
Além disso, o CESPE é mestre em fazer questões colocando várias frases com características do assunto, levando o concurseiro à pensar que está certo, e no final colocar uma frase errada.
-
Acredito que mais um dos objetivos do kanban, em uma abordagem para DSV de SW, é reduzir ou acabar com os longos ciclos de desenvolvimento, pois ele vai otimizar o processo para tornar o tempo de execução o menor e mais previsível possível.
-
Para mim essa parte aqui já está errada: "A técnica de Kanban é uma forma simples de visualizar o andamento das tarefas da equipe durante uma sprint de Scrum"
-
Apesar de ter marcado correto, acho que a questão pega pesado ao falar sobre "ciclos longos". Um Sprint dura, no máximo, 4 semanas...
-
"principalmente quando o projeto envolve ciclos longos de desenvolvimento."
essa ultima parte pegou pesado. Mesmo assim marquei certo pelo fato do enunciado falar sobre o Kanban e não sobre o scrum.