SóProvas


ID
2305984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a web services, julgue o item seguinte.

Por oferecerem um framework de comunicação com base em contratos de serviços fisicamente desacoplados, os web services permitem que um contrato de serviços seja totalmente padronizado, independentemente de sua implementação.

Alternativas
Comentários
  • Web services é o nome dado à tecnologia que permite a comunicação entre aplicações de uma maneira independente de sistema operacional e de linguagem de programação. Como vocês já sabem, CORBA também possibilita interoperabilidade em ambientes distribuídos heterogêneos. Por esse motivo, alguns acusam web services de ser uma "reinvenção da roda''. Entretanto, web services possuem algumas características que os tornam bastante atraentes:

     

    - Uso intenso de XML: XML é uma linguagem para representação de dados que é extensível e naturalmente independente de plataforma, além de ser amplamente utilizada pela indústria. Em web services, tanto a descrição de um serviço quanto a comunicação entre serviços é feita usando XML.

    - Grande apoio da indústria: web services têm recebido grande apoio da indústria, particularmente por parte da IBM e da Microsoft. Recentemente, web services se tornatam parte das plataformas J2EE (Java Enterprise Edition, da Sun) e .NET (Microsoft). É possível, por exemplo, que um web service implantado num servidor de aplicações J2EE acesse outro web service implantado numa plataforma .NET.

    - Baseado em padrões abertos: web services são baseados em uma série de padrões abertos e amplamente difundidos, tais como XML, HTTP, SOAP, WSDL e UDDI. Isso assegura que implementações compatíveis com as especificações sejam interoperáveis.

    - Amigável a firewalls: as mensagens trocadas entre web services tipicamente usam HTTP como protocolo de transporte, o que em boa parte dos casos evita problemas com firewalls.

    - Uso de URIs para identificação: os web services são identificados por uma URI (que tipicamente é uma URL), um formato muito utilizado devido à popularização da web e de fácil assimilação pelos humanos.

     

    Fonte: https://www.ime.usp.br/~reverbel/SOD-06/trabalhos/fachada-ws/node2.html

  •  contratos de serviços (interfaces) espalhadas pela rede e desacopladas, permitindo que o contrato seja padronizado, sendo sua implementação irrelevante. 

    Um Web Service é um sistema de software projetado para permitir interoperabilidade na interação entre máquinas através de uma rede. É descrito através de uma interface padronizada que disponibiliza um serviço em uma rede de computadores, geralmente a Internet. Uma vez descrito na forma padrão e catalogado, o serviço se torna um componente de software totalmente reutilizável.

  • de serviços fisicamente desacoplados

    Fisicamente????

    Meio estranho esse fisicamente, pois a SOA geralmente é Lógica e não Física.

    Me corrijam se estiver errado.

  • Acho que com fisicamente ele quis dizer geograficamente distribuídos

  • Assertiva correta, o Web Services foi criado para isso, produzir serviços desacoplados independente da implementação.

    Resposta: Certo

  • Falar fisicamente desacoplado, a meu ver, não está errado não.

    Vou tentar responder essa reaproveitando um comentario aqui, do colega Rego:

     

    Uso intenso de XML: XML é uma linguagem para representação de dados que é extensível e naturalmente independente de plataforma.

    - Grande apoio da indústria: É possível, por exemplo, que um web service implantado num servidor de aplicações J2EE acesse outro web service implantado numa plataforma .NET.

     

    Fonte:

    [1] Rego, apud https://www.ime.usp.br/~reverbel/SOD-06/trabalhos/fachada-ws/node2.html