Gabarito Certo
Em ciência da computação, programação orientada a aspectos ou POA, é um paradigma de programação de computadores que permite aos desenvolvedores de softwareseparar e organizar o código de acordo com a sua importância para a aplicação (separation of concerns). Todo o programa escrito no paradigma orientado a objetos possui código que é alheio a implementação do comportamento do objeto. Este código é todo aquele utilizado para implementar funcionalidades secundárias e que se encontra espalhado por toda a aplicação (crosscutting concern). A POA permite que esse código seja encapsulado e modularizado.
O conceito foi criado por Gregor Kiczales e a sua equipe na Xerox PARC, a divisão de pesquisa da Xerox. Eles desenvolveram o AspectJ, a primeira e mais popular linguagem POA.
Os paradigmas de programação mais antigos, como a programação procedural e programação orientada a objeto, implementam a separação do código, através de entidades únicas. Por exemplo, a funcionalidade de log de dados, numa linguagem orientada a objetos, é implementada em uma única classe, que é referenciada em todos os pontos onde é necessário fazer log de dados. Como praticamente todo método necessita que alguns dados sejam registrados em log, as chamadas a essa classe são espalhadas por toda a aplicação.
Tipicamente uma implementação da POA busca encapsular essas chamadas através de uma nova construção chamada de "aspecto". Um aspecto pode alterar o comportamento de um código (a parte do programa não orientada a aspectos) pela aplicação de um comportamento adicional, advice, sobre um "ponto de execução", ou join point. A descrição lógica de um conjunto de join points é chamada de pointcut.
Em muitas linguagens POA, a execução de um método e referências a atributos são exemplos de join points. Um pointcut consiste, por exemplo, de todas as referências a um conjunto de atributos.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !