SóProvas


ID
2305999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à tecnologia de bancos de dados distribuídos.

Uma desvantagem dos bancos de dados distribuídos é a falta de autonomia local, visto que um banco X depende da sincronização com um banco Y para que as operações sejam bem-sucedidas.

Alternativas
Comentários
  • Uma das vantagens do BD distribuído é :

    Maior disponibilidade — uma falha em um banco de dados afetará somente um fragmento, ao invés do banco de dados inteiro.

    A questão afirma que um banco ☓ depende da sincronização com um banco Y para que suas operações sejam bem sucedidas. Incorreto 

    Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_distribuídos

  • A questão trata de uma das caraterísticas presentes em bancos de dados distribuídos. Apenas para contextualizar uma das premissas ou possibilidades destes tipos de banco de dados é manter próximo aos usuários os dados utilizados com maior frequência. Imagine uma fábrica com várias filiais, a ideia é poder armazenar em cada uma delas os dados referentes aos seus clientes, sua produção, contabilidade, etc. Vejam que esses dados podem e devem ser manipulados pelos usuários da respectiva filial sem uma interação constante com o nó coordenador desta rede. Esta autonomia local é considera um ponto importante dentro do processo de implementação de bancos de dados distribuídos. Desta forma a assertiva em questão, por afirmar o oposto do apresentado, está incorreta.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-sedf-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • https://www.cos.ufrj.br/~marta/BdDistribuido.pdf

  • Os bancos de dados distribuídos não necessariamente serão completamente distribuídos, sem nenhum grau de autonomia para seus participantes. Os sistemas federados, por exemplo, mantêm a autonomia dos nós, com a condição que haja um esquema ou visão global.

    Gabarito: E

  • Segundo[1], Os bancos de dados distribuidos oferecem autonomia de sitio (site) e suporte a requisicöes globais que usam dados armazena- dos em mais de um sitio autönomo.

    Os sitios normalmente estäo distribuidos geograficamente. As requisicoes globais säo consultas que associam dados de mais de um sitio com transacöes que atualizam dados em mais de um sitio.

    Os bancos distribuidos säo üteis para organizacöes que operam em vårias localidades com controle local dos recursos de computacäo.

    Para a coordenaçaõ entre os bancos, normalmente, são usadas vaŕias técnicas, dentre as quais, a transparéncia de fragmentação que, segundo[1], é um nivel de independéncia nos SGBDs distribuidos em que as consultas podem ser formuladas sem que os usuårios conhecam os fragmentos.

    Fonte:

    [1] Projeto, Desenvolvimento de Aplicações e Administração de Banco de Dados - 3.ed. Michael V. Mannino

  • Primeira regra para um SGBDD:

    Autonomia local: Cada nó participante de um sistema distribuído deve ser independente dos outros nós. Cada nó deve prover mecanismos de segurança, bloqueio, acesso, integridade e recuperação após falha.