SóProvas


ID
2306008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de modelagem multidimensional de dados para inteligência computacional, julgue o seguinte item.

A operação drill-across permite buscar informações que vão além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional, desde que elas estejam unidas por dimensões compatíveis.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O Drill Across ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão.

    Exemplo: a dimensão tempo é composto por ano, semestre, trimestre, mês e dia.

     

    O usuário executa um drill across quando ele passar de ano direto para semestre ou mês.

     

     

    Fonte: Tecnologia e projeto de Data Warehouse - Felipe Nery

  • erreii

     

     

    fui de certa baseado nesta questao

    entendi que dimensoes compartilhadas seria o mesmo que dimensoes compatíveis

     

    2013

    A operação OLAP que permite relacionar fatos diferentes através de dimensões compartilhadas é denominada

     

    a)

    pivoteamento.

    b)

    drill down.

    c)

    drill up.

    d)

    drill across.

    e)

    slice and dice.

     

  • A alternativa foi inspirada no livro do Carlos Barbieri, BI2: Business Intelligence. Segundo o autor, o comando de DRILL-ACROSS permite o tratamento das informações que, embora correlacionadas, estão em estruturas de esquema separadas, porém unidas por algumas dimensões coerentes. Funciona como uma operação de junção dimensional, entre estruturas relacionadas. Em outras palavras o comando DRILL-ACROSS faz uma equivalência entre esquemas dimensionais quando unidos por dimensões compatíveis. Vejam que não é está a definição descrita na questão, que portanto, está incorreta. O conceito da questão está associado ao termo DRILL-THROUGH.

    O conceito de DRILL-THROUGH está relacionado com a ideia de você desejar uma informação em um nível de detalhe menor do que aquele colocado na tabela fato e permitido pala sua granularidade. Seria essa operação que permite uma busca de informações além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-sedf-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • ERRRADO

    Basta Gravar: Drill-Across é SEMPRE NA MESMA DIMENSÃO

    Se você ir para outra dimensão estará dando um DRILL-TRHOUGHT

  • Não sei o que é pior: um cara que coloca um inútil comentário em inglês ou quem o classifica como útil...

     

  • Segue uma dica para não ter erro:


    Drill-Throught: ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para outra.

    Drill-across: significa mudar de uma classificação em uma dimensão para outra em uma dimensão diferente.

  • (ERRO EM VERMELHO) A operação drill-across permite buscar informações que vão além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional, desde que elas estejam unidas por dimensões compatíveis.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Drill Across

    -Executa uma consulta envolvendo mais de uma tabela fato.

    -Ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão.

    -Essa operação exige que os dois cubos tenham pelo menos uma das dimensões em comum.

    -A ideia é você conseguir consultar as múltiplas tabelas fato e colocar o resultado em um único data set.

     

    Drill Throught

    -Ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para uma outra.

    -Exemplo: Inicia na dimensão do tempo e no próximo passo analisa a informação por região.

    - Permite as empresas acesso aos dados que não estão armazenados no servidor OLAP, fazendo-as acessíveis para os usuários finais das aplicações OLAP

    –Esses dados podem vir tanto do DW quanto das bases transacionais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Fonte: Minhas anotações

  • O erro da questão é dizer que o drill-across busca informações além da granularidade existente na estrutura dimensional. Essa operação conjuga métricas de diversas fatos em um mesmo nível de agregação, desde que elas estejam unidas por dimensões compatíveis.

  • Operações OLAP:

    Drill Down = permite a navegação entre os níveis de dados que vão desde o mais sumarizado (genérico) até o mais detalhado, permitindo visualizar dados detalhados, até o menor nível de granularidade da tabela de fatos. Apresenta dados do nível mais alto da hierarquia para níveis mais baixos.

    Roll Up (Drill Up) = permite a navegação entre os níveis de dados que vão desde o mais detalhado até o mais sumarizado (genérico). É o operador que se relaciona ao processo de apresentar dados do nível mais baixo da hierarquia de dados de um esquema para níveis mais altos.

    Drill-Across = permite ao usuário pular um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão.

    Drill-Through = permite atravessar de uma informação contida em uma dimensão para uma informação contida em outra dimensão. Permite buscar informações que vão além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional.

    Slice-and-Dice = tem como função extrair sub-cubos a partir de seleções e projeções. A Operação Slice permite ao usuário recuperar um subconjunto geralmente bidimensional de uma matriz multidimensional que corresponde a um valor simples atribuído a uma ou mais dimensões. Ou seja, executa uma seleção em uma dimesão do cubo. Já a Operação Dice permite ao usuário recuperar um subconjunto geralmente tridimensional de uma matriz multidimensional de acordo com algum critério específico. Ou seja, executa a seleção em duas ou mais dimensões.

    Pivot (Rotação) = permite ao usuário realizar uma alteração de uma hierarquia ou orientação dimensional para outra (Tabulação transversal) (Ex: inverter as dimensões entre linhas e colunas, e rotacionar eixos de um cubo provendo uma visão alternativa dos dados, permitindo a visão de suas várias faces).

  • MUITA INFORMAÇÃO CONTRADITÓRIA AQUI NOS COMENTÁRIOS.

    Aqui vai a explicação do TEC Concursos pra essa questão:

    Vejamos o conceito de DRILL-ACROSS segundo BARBIERI (2011):

     

    "está relacionado com a ideia de você poder 'pular' de um esquema para outro, desde que ambos tenham algumas dimensões em conformidade, ou seja, as mesmas dimensões estão compartilhadas. (...). O DRILL-ACROSS faz o equivalente entre esquemas dimensionais, quando unidos por dimensões compatíveis."

     

    Vejamos agora o conceito de DRILL-THROUGH segundo o mesmo autor:

    "O conceito de DRILL-TROUGH está relacionado com a ideia de você desejar uma informação em nível de detalhe menor do que aquele colocado na tabela fato e permitido pela sua granularidade. (...) O DRILL-TROUGH permite uma busca de informações além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional".

     

    Assim, podemos ver que a operação que vai além do nível de granularidade é o DRILL-THROUGH, e não o DRILL-ACROSS.

     

     Logo, a questão está ERRADA.

  • drill-across: dentro da mesma dimensão.

  • ERRADO

        - Drill Across - dentro de uma mesma dimensão

          - Drill Through - de uma dimensão para outra

  • Operação Drill Down: você vai aumentar o nível de detalhes, descendo na hierarquia das dimensões e reduzindo a granularidade.

    Operação Roll Up/Drill UP: você vai reduzir o nível de detalhes, subindo na hierarquia das dimensões e aumentando a granularidade.

    Operação Drill-Across: PULA O DETALHE o pular um nível intermediário de detalhe dentro de uma mesma dimensão. Exemplo: pula de país para bairro.

    Operação Drill-Through:  OUTRA DIMENSÃO  atravessa uma informação contida em uma dimensão para uma informação contida em outra dimensão. Exemplo: atravessar de mês para cidade.

    Operação Slice-and-Dice:

    Slice: É como se fatiássemos um cubo gerando um resultado com apenas duas dimensões – slice é fatiar, em inglês. bidimensional.

    DICE: permite ao usuário recuperar um subconjunto geralmente tridimensional de uma matriz multidimensional de acordo com algum critério específico. GERA UM SUBCUBO A PARTIR DE UM CUBO MAIOR.

    Operação Pivot (Rotação): alteração de uma hierarquia ou orientação dimensional para outra (Ex: inverter as dimensões entre linhas e colunas), nova visão da mesma fatia..

  • O que você sabe é uma gota, o que ignora é um oceano.

    ass: Informática

    Para : Letícia

  • GAB. ERRADO

      Drill Across = dentro de uma mesma dimensão.

      Drill Through = de uma dimensão para outra.