SóProvas


ID
230617
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo OSPF, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • OSPE é um protocolo de link state (estado de link) mais recente que o RIP, e com algumas vantagens sobre este. Cálcula a melhor rota após conhecer toda a topologia de rede, o que é feito aóps receber as informações de todos os roteadores enviam sobre seus links. Mantém apenas a tabela com as melhores rotas existentes.
  • a. Errado. O OSPF foi concebido como sucessor do RIP e como tal tem uma série de características avançadas. Em seu âmago, contudo, ele é um protocolo de estado de enlace que usa broadcasting de informação de estado de enlace e um algoritmo de menor custo dijkstra (KUROSE & ROSS, 2009, p. 294).

    .

    b. Certinho.

    .

    c. Errado. Tanto o RIP, RIPv2 e o IGRP são baseados em vetores de distância, ou seja, calcula suas tabelas de rotas na contagem de saltos (hops).

    .

    d.Errado. Não são todas as rotas possíveis, mas as rotas com os melhores caminhos a percorrer.

    O Roteamento OSPF é um protocolo que considera o estado do link ou a topologia completa antes de tomar a decisão para encaminhamento dos pacotes, mas como isso acontece?

    O OSPF trabalha através de um programa chamado algoritmo  Dijkstra , desenvolvido pelo cientista holandês Edsger Dijkstra, cuja função é manter um banco de dados  contendo as mensagens recebidas de todos os outros roteadores. Quando um roteador recebe todas essas mensagens ele constrói seu banco de dados local, o OSPF utiliza o algoritmo open shortest path first (SPF) de Dijkstra para criar uma árvore SPF. A árvore SPF é então utilizada para preencher a tabela de roteamento IP com os melhores caminhos para cada rede. (http://www.entelco.com.br/blog/roteamento-ospf-por-que-e-interessante-aplicar/).

    .

    e. Errado. Mesma justificativa da alternativa d.