SóProvas


ID
2306209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue o seguinte item.

O equilíbrio organizacional de uma instituição pública é mensurado pela efetividade dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas pelo respectivo órgão controlador.

Alternativas
Comentários
  • Equilíbrio organizacional tem relação com o que é oferecido pela organização (como incentivo) em prol do atingimento

    dos objetivos organizacionais. Essa teoria preceitua uma relação de ganha ganha.

     

    Segue um trecho descrito por Herbert Simon...

     

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    3) Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;
    4) As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;
    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições.

     

    (SIMON, 1975, p. 70).

     

    GAB: ERRADO

  • O equilíbrio organizacional: os participantes oferecem trabalho e dedicação para a organização em troca de incentivos. Afirma-se que as organizações fazem investimentos nos participantes (através de incentivos/alicientes) enquanto esperam retorno (contribuições). Os participantes, por sua vez, também fazem investimentos na organização (contribuições), buscando para si (incentivos/alicientes). Essa troca é que gera a relação de reciprocidade entre organizações e seus participantes.

     

    >>Os conceitos básicos utilizados nessa teoria são:

      1. Incentivos ou alicientes: São as recompensas(“pagamentos”) oferecidas pela organização aos seus participantes, como salários, prêmios de produção, elogios, reconhecimento, status, possibilidade de crescimento, etc.;

      2. Utilidade dos incentivos: Os incentivos oferecidos para a organização possuem maior ou menor utilidade para diferentes indivíduos.  Trata-se da função utilidade de cada incentivo para cada indivíduo. Isto quer dizer que algumas pessoas valorizam muito o reconhecimento, enquanto outras dão pouco valor ao mesmo incentivo.

      3. Contribuições:São os “pagamentos” realizados pelos participantes à organização em troca dos incentivos. Incluem-se aqui o trabalho,  dedicação, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.
       4. Utilidade das contribuições: Trata-se da utilidade do esforço do indivíduo para com a organização. É o quanto este esforço contribui para que a organização consiga alcançar seus objetivos.

     

    Gab: Errado

  • GABARITO: ERRADO

     

    [O equilíbrio organizacional se basearia na relação entre estímulos dados e contribuições recebidas, de modo proporcional e satisfatório tanto para os participantes quanto para a organização.] e NÃO da efetividade dos resultados alcançados [como afirmou a questão

     

    Herbert Simon e a teoria do equilíbrio organizacional: interação, motivação, dinâmica e eficácia

     

    O artigo em questão elabora uma breve exposição da teoria do equilíbrio organizacional, bem como procede uma análise crítica a partir dos seus fundamentos teóricos e suas eventuais consequências.

    A teoria do equilíbrio organizacional (desenvolvida com a participação de James March ) é uma das mais importantes, pois alia a análise de vários fatores da organização com a participação dos agentes e seu desempenho em termos de eficiência e eficácia.

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    3) Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;
    4) As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;
    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições. (MARCH, SIMON, 1975, p. 70).

     

    Assim, a teoria tem como conceitos fundamentais as ideias de:

    • Estímulos ou incentivos: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.);
    • Utilidade para estímulos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro; 
    • Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.);
    • Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que está ao alcance seus objetivos (MARCH, SIMON, 1975).
    Os participantes da organização são todos aqueles que dela recebem incentivos e que trazem contribuições para sua existência. Existem cinco classes essenciais de participantes: empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores, todavia, está claro que nem todos os participantes atuam dentro da organização, embora todos mantenham uma relação de reciprocidade com essa. 

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/herbert-simon-e-a-teoria-do-equilibrio-organizacional-interacao-motivacao-dinamica-e-eficacia/81334/

     

     

     

     

  • equilíbrio organizacional quando se tratar de gestão de pessoas é so lembrar de uma situação ganha ganha, ou seja, são alcançados os objetivos individuais e organizacionais.

  •  

    "O equilíbrio organizacional diz que os participantes da organização manterão sua participação à medida que percebam que essa participação vale a pena para eles, pois eles devem receber recompensas que estejam de acordo com o esforço empreendido em prol da organização."

    Desta forma, o equilibrio é reconhecido quando a relação de troca entre a Administração e seus servidores esta adequada.

    Gab: E

  • Gabarito: Errado

     

    O equílibrio organizacional ocorre quando os incetivos organizacionais para com o colaborador são iguais ou superiores aos quais o colaborador oferece à empresa. 

  • GAB: E

     

    O equilíbrio organizacional ocorre quando: as contribuições oferecidas pelos participantes (que podem ser: empregados, fornecedores, clientes e investidores) são equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa.

     

    Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó 

  • QUESTÃO ERRADA. Equilíbrio Organizacional nada tem a ver com mensuração de metas. Diz respeito ao nível de colaboração dos sujeitos da organização que dão suas contribuições às empresas, enquanto estas oferecem recompensas aos sujeitos colaboradores. O Equilíbrio se dá nesta equivalência entre um e outro.

  • Pessoal, 

     

    Segue embasamente teórico que explicíta bem a questão do equilíbrio organizacional (Adm. Pública - 4° edição - Pág. 232):

     

    "Os sociólogos chamam esse equilíbrio organizacional de norma de reciprocidade, entre a organização e as pessoas, onde as organizações oferecem incentivos para obter mais contribuições, e as pessoas oferecem contribuições para receber mais incentivos" 

     

    Ou seja, contextualizando com a questão, é incorreto afirmar que o equilíbrio organizacional tem alguma relação com a análise de efetividade do atingimento das metas estabelecidas

     

    Espero ter contribuído, grande abraço. 

  • São trocas recíprocas do individuo e organização...

  • HÁ UM VELHO DITADO QUE DIZ QUE É DANDO QUE SE RECEBE. MUITOS CHAMAM ISSO DE RECIPROCIDADE. TRATA-SE DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E A EMPRESA. EXISTE UMA FORTE INTERAÇÃO PSICOLÓGICA ENTRE CADA PESSOA E A ORGANIZAÇÃO NA QUAL PARTICIPA E TRABALHA. DESSA INTERAÇÃO DECORRE UM PROCESSO DE RECIPROCIDADE: A ORGANIZAÇÃO OFERECE INCENTIVOS PARA O PARTICIPANTE E, ALÉM DISSO, REMUNERA-O, OFERECE SEGURANÇA, STATUS E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ELE TRABALHE AQUADAMENTE. DE FORMA RECÍPROCA, O PARTICIPANTE RESPONDE COM CONTRIBUIÇÕES, TRABALAHANDO, ESFORÇANDO-SE E DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS CONFORME SOLICITADO. A ORGANIZAÇÃO, NESSE CASO, ESPERA QUE O PARTICIPANTE ATENDA ÀS SUAS EXIGÊNCIAS E NECESSIDADES E, POR SEU TURNO, O EMPREGADO ESPERA QUE A ORGANIZAÇÃO AJA CORRETAMENTE COM ELE E DECIDA COM JUSTIÇA E EQUIDADE.

     

    QUANTO À EFETIVIDADE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS EM RELAÇÃO ÀS METAS ESTABELECIDAS, É UMA CONSEQUÊNCIA DESSE EQUILÍBRIO DA ORGANIZAÇÃO COM OS SEUS MEMBROS.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • (Cespe/MPE-PI/Técníco/2012)  O equilibrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuções e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresa fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

    Gabarito: Certo

    Essa é uma questão conceito da banca.

    abs,

  • Haverá EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL quando as contribuições (p.e. pontualidade, trabalho, lealdade) feitas pelos colaboradores forem suficientes para que a organização continue oferecendo incentivos (p.e. reconhecimento, salário, desenvolvimento na carreira) adequados. 

     

  • JÁ DEIXEI O COMENTÁRIO CONCEITUAL, AGORA OBSERVEM OUTRAS QUESTÕES QUE AJUDAM A RESPONDER:

     

    (2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Administrativa)
    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.
    GABARITO:CERTO


     
    (2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo )
    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.
    GABARITO:CERTO


     
    (2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios)
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
    GABARITO:CERTO


     
    (2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico Administrativo)
    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
    GABARITO:CERTO
     

    .

  • Ocorre quando  as contribuições oferecidas pelos participantes são equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa.

     

    Contribuições + Recompensas = EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL

  • Questão errada. Equilibrio organizacional  ocorre quando a contribuição do pessoal infuenciado pela organização é equivante a recompensa da mesma. 

  • Errado.

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
     

    Assim, a teoria tem como conceitos fundamentais as ideias de:

    • Estímulos ou incentivos: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.);
    • Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.);

    Existem cinco classes essenciais de participantes que podem ser identificados desta maneira em termos de contribuições e estímulos:
    1) empregados: fornecem trabalho e recebem salários e benefícios
    2) investidores: fornecem capital e recebem lucros e dividendos
    3) fornecedores: fornecem mercadorias/serviços e recebem pagamentos 
    4) distribuidores: fornecem meios para levar os bens ao mercado e recebem pagamentos 
    5) consumidores: fornecem meios de realização financeira das mercadorias/demanda/receita e recebem mercadorias/bens

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/herbert-simon-e-a-teoria-do-equilibrio-organizacional-interacao-motivacao-dinamica-e-eficacia/81334/

  • Errado

    Equilibrio organizacinal.  Se eu trabalho recebo a recompensa $$$

  • O equilíbrio organizacional de uma instituição pública é mensurado pela efetividade dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas pelo respectivo órgão controlador.

    GAB: E

     

    ---

    O equilíbrio organizacional, em termos de gestão de pessoas, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

    ---

    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: MPE-PI

     

    O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

    ---

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-SC

     

    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

    ---

     

    Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: AGU

    O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.

  • O equilíbrio organizacional se basearia na relação entre estímulos dados e contribuições recebidas, de modo proporcional e satisfatório tanto para os participantes quanto para a organização.

     

     

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

     

     

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;

     

    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;

     

    3) Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;


    4) As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;


    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições. (MARCH, SIMON, 1975, p. 70).

  •  

    (Cespe/MPE-PI/2012)  O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuções e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresa fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

    Gabarito: C

  • EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL= CONTRIBUIÇOES   GERA RECOMPENSAS QUE SÃO ESTIMULOS .

     

    ORGANIZACÃO =ESTIMULOS  

    PESSOAS = CONTRIBUIÇOES .        É IMPORTANTE LEMBRAR QUE DEVE HAVER UM EQUILIBRIO ENTRE OS DOIS!  PARA A                                                                         ORGANIZAÇÃO TER SUCESSO E CONTINUAR A EXISTIR .

     

     

  • NOME JA DIZ (EQUILIBRIO)  OS DOIS LADOS SÃO BENEFICIADOS. UMA MÃO LAVA A OUTRA..

  • O equilíbrio organizacional é relacionado com os estímulos (incentivos e recompensas) oferecidos pela organização, e não com a efetividade dos resultados alcançados em relação às metas, como afirma a banca.

     

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

     

    • uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;

     

    • cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;

     

    • todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;

     

    • as contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;

     

    • a organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições

     

    (MARCH, SIMON, 1975)20.

     

     

    by neto..

  • O equilíbrio organizacional ocorre quando: as contribuições oferecidas pelos participantes (que podem ser: empregados, fornecedores, clientes e investidoressão equivalentes às recompensas oferecidas pela empresa.

     

    Fonte: Administração para Concursos, Prof. Rodrigo Rennó 

  • EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL ESTÁ RELACIONADO AO FATO DAS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS PELOS FUNCIONÁRIOS OU CLIENTES  PRECISAM SER EQUIVALENTES AS RECOMPENSAS OFERECIDAS PELA ORGANIZAÇÃO

  • Equilibrio organizacional não tem nada a ver com  mensuração de alcance de metas.

    ERRADO.

  • Equilíbrio organizacional = contribuições suficientes para que os incentivos sejam mantidos.

    Incentivos = aquilo que a organização dá ao funcionário

    Contribuições = aquilo que o funcionário dá à organização

  • Errado. Você vai perceber, como dissemos na parte teórica, que a banca sempre vai tentar induzir você a associar o equilíbrio organizacional com coisas boas, como atingimento de metas, manutenção de um quadro de funcionários adequado, entre outros fatores. Mas o que não for ligado ao toma-lá-dá-cá que nós comentamos na teoria, ou seja, à relação de troca de interesses entre participantes e empresa, não vai estar correto, ok?!

    Gabarito: E

  • ERRADO

  • O equilíbrio organizacional é mensurado por meio da comparação entre contribuições dos empregados e recompensas da organização, por isso o enunciado está errado.

    A comparação entre metas e resultados alcançados é uma atividade da função administrativa de controle.

    Gabarito: Errado