SóProvas


ID
2306293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

Diagramas, mapas e modelos de processos são termos sinônimos e dizem respeito a representações gráficas dos processos de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA. 

     

    Dizem respeito a representações gráficas dos processos de negócio mas não são sinônimos. Cada um representa um nível de detalhamento diferente:

     

    - Diagrama: representação inicial do processo. Ele demonstra o fluxo básico focando as principais atividades. Não trata exceções ou falhas no processo.

     

    - Mapa: evolução do diagrama, acrescentado de atores, eventos, regras, resultados e um detalhamento do processo. Ampliada para uma visão mais detalhada, o mapa fornece informações de maior precisão do desenho do processo.

     

    - Modelo: versão final da evolução do processo. Esta representação traz um alto grau de precisão e detalhamento do processo.

  • Qual será o terceiro tipo de processo ???

  • 3.2.3 Diagrama, mapa ou modelo de processos
    Os termos diagrama de processo, mapa de processo e modelo de processos são muitas vezes utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.

     

    fonte: ABMP-CBOK, pagina 73.

  •  

    É preciso saber diferenciar diagramas, mapas e modelos de
    processos, que são três níveis distintos de representação (normalmente em
    linguagem visual) de um processo:

     

    Diagramas são representações mais
    simples do processo, apresentando um passo inicial na configuração do
    processo.

     

    Mapas de processo constituem um refinamento do diagrama,
    adicionando mais detalhes como atores, eventos, etc., enquanto modelos de
    processo
    são a representações mais detalhadas do processo (mas ainda podem
    ser abstratas em relação à realidade...), com mais informações operacionais e
    técnicas específicas para compreender o processo em detalhes, incluindo o
    fluxo de informações e dando a possibilidade de simular o funcionamento do
    processo.

     

    Importante destacar que, por definição, nem o nível mais
    detalhado (modelo) consegue representar o processo de maneira integral e
    completa.
     

    FONTE: prof.Carlos Xavier

  • fazia tempo que não via questão disso

     

    (Cespe – EBC 2011) Um diagrama de processo retrata uma notação conveniente do fluxo de trabalho básico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que está sendo modelado.

    errada

     

     

    (Cespe – TCU 2008) O mapeamento dos processos deve ser detalhado até o nível estratégico de diretorias, de modo a permitir sua perfeita compreensão e a obtenção satisfatória de produtos e serviços, objetivos e resultados dos processos.

    Errada

     

  • Errado

     

    Cada um tem sua função, assim não podem ser sinônimos

     

    DIAGRAMA---------->Retrata os elementos do fluxo de um processo.

                                     Omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho.

                                      Ajuda a identificar as principais atividades do processo.

     

    MAPA-----------------> Dá uma visão ampla dos principais componentes de um processo.

                                      Mais preciso do que o diagrama.

                                     

    MODELO-------------> Represeta determinado estado do negócio, seja atual ou futuro, bem como os recursos envolvidos.

                                     Necessita de mais informações do processo e dos fatores que o afetam.

  • Gab: Errado

     

    Q621912

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUNPRESP-EXE

    Prova: Analista - Área Administrativa



    Diagramas, mapas e modelos de processos se distinguem, principalmente, por seus propósitos, pelo volume de informação de que dispõem e por serem elaborados em diferentes momentos e estágios de conhecimento sobre o processo. (CERTO)

  • Tirado de aula do professor Bruno Eduardo, do Gran Cursos Online:

    Os termos diagrama de processo, mapa de processo e modelo de processos são muitas vezes utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.

    Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho. Um diagrama de processo nos ajuda rapidamente a identificar e entender as principais atividades do processo.

    Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tenderá a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados.

    Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos. Como é utilizado para representar com mais precisão o funcionamento daquilo que está sendo modelado, requer mais dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento. Frequentemente, modelagem é feita utilizando ferramentas que fornecem capacidade de simulação e geração de reportes úteis para analisar e entender o processo. Ao observar uma "ilustração" de negócio, a tabela a seguir pode ser útil para distinguir entre diagrama, mapa ou modelo de processos.

    Em suma, um diagrama é mais básico, um mapa é mais detalhado e um modelo é o mais completo de todos.

  • O termo diagrama de processo, mapa de processo e modelo de processos são muitas vezes utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. (exatamente como na questão)

    Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações.

    Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.

    Gabarito: Errado

  • Gab: ERRADO

    A questão acerta quando diz que os Diagramas, mapas e modelos de processos são termos sinônimos, no entanto, erra ao dizer que todos eles são representações gráficas.

    Na prática, um Diagrama retrata os elementos do fluxo de um processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho.

    Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que o diagrama.

    Já o Modelo, representa determinado estado do negócio (atual ou futuro), e dos recursos envolvidos. Como é utilizado para representar com maior precisão o funcionamento daquele modelo, ele requer mais dados a respeito do processo.

    BPM CBOK, Versão 3.0 - 1° Ed. 2013. pág. 73 e 74.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Diagramas, mapas e modelos não são termos sinônimos. Diferem em grau de detalhes.