SóProvas


ID
2306509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue o item a seguir.


O psicólogo que concebe o fracasso escolar como expressão de transtornos e, por isso, desenvolve ações junto aos professores, promovendo reflexões a respeito das concepções de ensino e da realidade escolar, parte de uma perspectiva preventiva a respeito dos processos de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Achei a redação um pouco vaga. Qual conotação a palavra transtornos quis dizer ? No sentido de transtornos mentais ou transtornos/problemas no geral ?

  • O psicólogo que concebe o fracasso escolar como expressão de transtornos e, por isso, desenvolve ações junto aos professores, promovendo reflexões a respeito das concepções de ensino e da realidade escolar, parte de uma perspectiva preventiva a respeito dos processos de aprendizagem.

  • Supondo que a questão esteja se referindo Transtorno de Aprendizagem, este tem relação com o Sistema Nervoso Central.O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.

    Logo, nenhuma intervenção de reflexão sobre processos de aprendizagem irá prevenir o transtorno em questão. Como a própria questão afirma, o fracasso escolar é uma expressão do transtorno, mas lembremos que o transtorno DEVE se apresentar em outros ambientes além da escola. O distúrbio de aprendizagem ocorre independente de oportunidades sociais e culturais apropriadas, etc.

    Além disso, o critério A para transtorno de aprendizagem, de acordo com o DSM V:

    A. Dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas a seguir que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades.

    Assim, para ser considerado Transtorno deve ter havido algum tipo de intervenção sem sucesso.