SóProvas


ID
2306563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o código de ética profissional do psicólogo e as perspectivas contemporâneas da atuação do psicólogo escolar, julgue o item a seguir.


Em atendimento psicossocial educativo na escola para intervenção e avaliação da queixa escolar com crianças em situações de acolhimento institucional, o psicólogo só poderá dar prosseguimento à intervenção e efetuar o atendimento se obtiver autorização dos responsáveis legais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente:

    §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;

    §2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido

     

  • Neste caso o atendimento seria eventual.

  • apenas um responsavel é suficiente!

  • Pergunta clássica: o psicólogo precisa da autorização de UM DOS RESPONSÁVEIS. 

    - Atenção para as expressões a seguir, elas estão incorretas!  

             - um dos pais

             - os pais

            -  os dois responsáveis  

     

  • 1º Realiza o atendimento (posto que o compromisso maior é com o bem estar do queixando);

    2º Realiza a comunicação.

  • Caso não haja nenhum responsável presente, a escuta deve ser realizada, e posteriormente comunicada as autoridades competentes (Art. 8°), conforme Código de Ética.

  • Em atendimento psicossocial educativo na escola para intervenção e avaliação da queixa escolar com crianças em situações de acolhimento institucional, o psicólogo só poderá dar prosseguimento à intervenção e efetuar o atendimento se obtiver autorização dos responsáveis legais.

  • GABARITO: ERRADO

  • A questão requer conhecimentos acerca do Código de Ética do Psicólogo.  

    O código de ética foi referendado pela Resolução nº 10/2005 e foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. (CRP, 2005) 

    A autorização para atendimento de menores de idade está disposto no  art. 8:

    “Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente"

    Portanto, de acordo com o código, requer autorização de apenas um dos pais ou responsáveis



    Gabarito da Professora: ERRADO.


    Fonte: Código de ética do Psicólogo - Resolução CFP 10/2005