SóProvas


ID
2306575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à teoria do agendamento.

Essa teoria baseia-se na premissa de que a comunicação apresenta novos atores sociais e temas na sociedade contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Ação Comunicativa http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/viewFile/51322/55389
  • Atentar que a Agenda-setting NÃO é uma teoria e sim uma função. 

  • Esta definição vem da escola francesa ou teoria culturologica. 

  • Cada um fala uma coisa diferente...

  • Essa teoria não apresenta novos atores sociais e apresenta tendências relevantes pautados pela mídia, nos dizendo sobre o que pensar e falar.

    "Teoria do agendamento é constituida basicamente pela tendência a achar mais relevantes os temas mais pautados pela mídia, mais especificamente é uma teoria que filtra uma informação e decide o que deve ou não ser veiculado,esses temas não seguem obrigatoriamente o critério de interesse público. Tem mais a ver com as condições de produção e cultura própria, também não estuda a mídia como elemento de persuasão. Concluindo, a teoria do agendamento nos diz, que as notícias pautam nosso dia a dia, nossas conversas e isso acontece com o poder da mídia de selecionar o mais importante e nos fazer enchegar que aquilo é sim o mais importante. As vezes o poder convencimento da mídia parece manipulação, mas não é, a mídia simplesmente expõe as notícias que julgam importante e o público, tradicionalmente, acredita sem duvidar e repassa aquele assunto para frente, sem questionar."

  • errada

    À medida que a teoria crítica se transformava em pólo de referência para os estudos que não se identificavam com a atitude de fundo da pesquisa administrativa, uma outra área de interesses e reflexões, também oposta à communication research, se vinha elaborando, sobretudo na cultura francesa. Trata-se da chamada “teoria culturológica”. A sua característica fundamental é o estudo da cultura de massa, distinguindo os seus elementos antropológicos mais relevantes e a relação entre o consumidor e o objeto de consumo.

    Por conseguinte, a teoria culturológica não diz diretamente respeito aos mass media e, muito menos, aos seus efeitos sobre os destinatários: o objeto de análise que, programaticamente, se procura atingir é a definição da nova forma de cultura da sociedade contemporânea.

     

    Teoria do agendamento é constituida basicamente pela tendência a achar mais relevantes os temas mais pautados pela mídia, mais especificamente é uma teoria que filtra uma informação e decide o que deve ou não ser veiculado,esses temas não seguem obrigatoriamente o critério de interesse público. Tem mais a ver com as condições de produção e cultura própria, também não estuda a mídia como elemento de persuasão.

    fonte: https://teoriasdacomunicacao2.wordpress.com/teoria-do-agendamento/

     

    fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/2012/07/26/teoria-culturologica/