-
LETRA A -
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. Esse bacharel é responsável por coletar, selecionar, avaliar, processar, armazenar informações em bancos de dados e distribuí-las. Dentro de corporações, organiza os fluxos de informação, pesquisa dados estratégicos para negócios e subsidia inovações tecnológicas com novas informações. Atua também como analista de mercado, usando ferramentas tecnológicas para mapear dados nacionais e internacionais relevantes para o negócio e torná-los acessíveis à área executiva para a tomada de decisões. No lançamento de um produto, por exemplo, esse profissional recebe os dados de mercado e elabora relatórios que avaliam se o projeto será bem aceito pelos consumidores ou se necessita de ajustes. Sua principal área de atuação é a empresarial, onde trabalha em equipes de inteligência de mercado ou na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Nesse caso, é parceiro de profissionais de Sistemas da Informação. Outro campo são as consultorias que prestam serviços para as corporações.
Análise de informação Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.
O gestor da informação, apesar de estudar tecnologias e programação, não implanta sistemas. Cabe a ele recolher esses dados e qualificá-los, transformando-os em conhecimento a ser usado por gestores na tomada de decisões.
Do ponto de vista da formação, Gestão da Informação enfoca mais aspectos gerencias e tecnológicos, como planejamento estratégico, tomada de decisão e sistemas de informação. E o tipo de dado manipulado pelos profissionais é muito mais focado no digital do que no analógico.
-
GAB: A
Questão mal formulada da babilônia
Gestão da Informação
Este bacharel é responsável por coletar, selecionar, avaliar, processar, armazenar informações em bancos de dados e distribuí-las
QUAL A DIFERENÇA ENTRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
As duas áreas atuam juntas, mas têm perfis diferentes.
O profissional de Sistemas de Informação, com forte base em ciências exatas e computação, é o responsável por implantar sistemas, como um banco de dados, que armazenam milhares de informações.
Já o gestor da informação, apesar de estudar tecnologias e programação, não implanta sistemas. Cabe a ele recolher esses dados e qualificá-los, transformando-os em conhecimento a ser usado por gestores na tomada de decisões.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA?
A formação em Gestão da Informação dá forte ênfase aos aspectos gerenciais e tecnológicos, como planejamento estratégico, tomada de decisão e sistemas de informação. E o tipo de dado manipulado pelos profissionais é muito mais focado no digital do que no analógico.
O curso de Biblioteconomia, por sua vez, contempla com mais profundidade questões de organização e indexação da informação e tratamento de acervos analógicos e digitais.
Apesar de ambos os profissionais poderem atuar em qualquer cargo em que a informação seja o foco do trabalho, os bibliotecários costumam ser requisitados por espaços onde há acervos a serem geridos e preservados, como bibliotecas, centros de documentação e memoriais. Já os gestores da informação normalmente atuam em ambientes organizacionais, públicos ou privados, criando bases para a tomada de decisão.
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/gestao-da-informacao/
-
GABARITO: LETRA A
(F) O profissional é o responsável por implantar sistemas, como um banco de dados, que armazenam milhares de informações.
(V) Estuda tecnologias e programação, mas não implanta sistemas.
(V) Recolhe dados e os qualifica, transformando-os em conhecimento a ser usado por gestores na tomada de decisões.
(V) Enfoca aspectos gerencias e tecnológicos (planejamento estratégico, tomada de decisão e sistemas de informação).
(F) Contempla com mais profundidade questões de organização, indexação da informação, além do tratamento de acervos analógicos e digitais.