SóProvas


ID
2307085
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente

Para Carvalho e Viana (1998), o desenvolvimento sustentável apresenta três grandes dimensões principais. Assinale a alternativa que apresente as três dimensões.

Alternativas
Comentários
  • Os três principais componentes do desenvolvimento sustentável são: CONSERVAÇÃO AMBIENTAL; JUSTIÇA SOCIAL e CRESCIMENTO ECONÔMICO.

    Gabarito: E

  • Para Carvalho e Viana (1998) o desenvolvimento sustentável apresenta três grandes dimensões principais: crescimento econômico, eqüidade social e equilíbrio ecológico, em outras palavras o desenvolvimento sustentável equilibra as dimensões econômica, social e ambiental.

  •  

    Econômica, ambiental e social

  • Art. 2º da Resolução 201/2015 do CNJ:

    --

     

    "Art. 2º. Os órgãos e conselhos do Poder Judiciário deverão adotar modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.". 

  • As ações de desenvolvimento sustentável devem buscar atuar simultaneamente nas três dimensões, econômica, social e ambiental.  
     

  • A legislação ambiental brasileira oferece o conceito, que também é o objetivo do desenvolvimento sustentável, na lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio Ambiente). Em seu art. 2º, c/c art. 4º:

    "A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”. 

    A Política Nacional do Meio Ambiente visará à compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico".

    Na declaração do RIO/92, no seu princípio n° 4:

    "Para se alcançar o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente em relação a ele".

    Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6973