-
(C)
Prosopopéia/Personificação:figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes.
-
Gabarito C.
Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.
Exemplos: "Hoje até o sol está mais feliz." O sol é uma estrela, não fica feliz e nem triste.
"A regravação que fizeram ficou tão ruim que Bob Marley deve estar se revirando no túmulo." Bob Marley está morto, logo, não pode estar se revirando no túmulo.
-
A - País do sol nascente. (= Japão) - Perífrase, pois designa o Japão através de uma característica.
B - Amar é mudar a alma de casa.- Metáfora, pois utiliza a palavra fora do seu sentido básico, dá um novo significado, sendo esse subjetivo.
C - A lua assistia ao amor dos namorados. - Prosopopéia/Personificação, pois o autor dá a um ser inanimado caractéricas humanas.
D - És na minha vida como um luminoso poema que se lê comovidamente. (Manuel Bandeira). - Idem letra B.
-
Na letra "D" temos uma COMPARAÇÃO, pois lá está explícito a conjunção coordenada sindetica comparativa "como", "in verbis":
"d) És na minha vida como (comparado a) um luminoso poema que se lê comovidamente. (Manuel Bandeira)."
Espero ter ajudado e que Deus nos abençoe. ;)
-
A última não é comparação?
-
A última é comparação pessoal. Colega Jony Santana está certo.
-
a) País do sol nascente. (= Japão). Figura de palavra antonomásia/perífrase: substituição de palavra por outra que a identifique. Ex.: foi até a cidade maravilhosa (Rio de Janeiro).
b) Amar é mudar a alma de casa. Figura de palavra metáfora: comparação implícita.
c) A lua assistia ao amor dos namorados. Figura de pensamento prosopopéia: atribuir a seres inanimados (lua, no caso) ações humanas (assistir, no caso).
d) És na minha vida como um luminoso poema que se lê comovidamente. (Manuel Bandeira). Figura de palavra comparação (explícita).
-
A prosopopeia é um das figuras mais usadas nos textos literários, principalmente fábulas e apólogos.Mas está presente, também, nas conversas cotidianas, por meio de expressões como “a vida é cruel”, “o carnaval da Bahia pede passagem“, “o Rio pede socorro!”, “a cidadezinha chora a morte...” etc.
-
Leta A) Perífrase;
Letra B) é uma metáfora;
Letra C) Prosopéia;
Letra D) Comparação.