SóProvas


ID
2308420
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

    Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

    Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

    Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

    Então o cavalo se volta para ele e diz:

    "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

“Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.”
Nesse segmento inicial do texto, o que representa um exagero é que:

Alternativas
Comentários
  • o empregado fosse zeloso com o animal; - trata-se de extrapolação, pois o texto diz apenas que era “Um zeloso empregado de uma cocheira [...]", mas não se refere a ser zeloso com o animal, logo não se pode concluir que algo que não foi dito seja um exagero.


    o cuidador levasse horas para escovar o animal; - é aceitável que se leve horas na escovação dos pelos de um cavalo.


    o empregado passasse dias inteiros escovando o animal; - tendo em vista que houve extrapolação na A, D e E e que a B não constitui exagero (inclusive comparada com a C), dizer que passava dias inteiros escovando o animal constitui exagero.


    o cuidador ficasse todos os dias na cocheira; - trata-se de extrapolação, pois o texto diz apenas que “[...] costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo [...]", mas não se refere a ficar todos os dias na cocheira, logo não se pode concluir que algo que não foi dito seja um exagero.


    o empregado cuidasse bem do cavalo.- trata-se de mais uma extrapolação, pois o texto não se refere a ser cuidadoso com o animal, logo não se pode concluir que algo que não foi dito seja um exagero.

  • Gabarito letra D

    E inaceitavel ficar 24 horas escovando um cavalo

  • Gabarito C

    A) o empregado fosse zeloso com o animal; (NORMAL)

    B) o cuidador levasse horas para escovar o animal; (NORMAL)

    C) o empregado passasse dias inteiros escovando o animal; (EXAGERO)

    D) o cuidador ficasse todos os dias na cocheira; (NORMAL)

    E) o empregado cuidasse bem do cavalo. (NORMAL)