SóProvas


ID
2308723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à ergonomia no ambiente escolar e ao contexto social nas relações escolares.

A superação das desigualdades educacionais, por meio da promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, integra as diretrizes nacionais da educação.

Alternativas
Comentários
  • LDB diz:

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

     XII - consideração com a diversidade étnico-racial. 

  • Gabarito: Certo

  • O QUE TEM A VER???

    Julgue o item subsequente, relativo à ergonomia no ambiente escolar e ao contexto social nas relações escolares.

    COM A PERGUNTA???

    A superação das desigualdades educacionais, por meio da promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, integra as diretrizes nacionais da educação.

    Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

    O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

    ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!

  • Ergonomia e Pedagogia

    A ergonomia estuda a adequação do trabalho ao ser humano e pode contribuir para a melhoria de processos, produtividade, ambiente de trabalho, dentre outros.

    A ergonomia em educação ainda é um campo de estudo que tem muito a contribuir no que se refere à prática pedagógica.

    Neste sentido, devemos observar como a ergonomia se relaciona com a educação e quais as contribuições que ela pode proporcionar ao ambiente escolar e, consequentemente, como pode ajudar a melhorar o rendimento escolar do aluno e a qualidade do trabalho do professor.

    Assim, é tarefa da Ergonomia Educacional, ser um referencial para implementar ações pedagógicas que constituem a base do Programa de Conscientização Postural na Escola (PCPE). Aplicados aos fundamentos, conceitos, referencial teórico e metodológicos da Pedagogia Postural.

    O Conceito da Pedagogia Postural tem por objetivo desenvolver nas Escolas, com apoio do Programa de Conscientização Postural na Escola (PCPE), palestras educativas que possam gerar consciência crítica acerca dos problemas que afetam a postura corporal dos alunos, alterando sua estrutura musculoesquelética e, servindo de instrumento para prevenção de lesões e dores associadas que podem comprometer o rendimento escolar.

    Neste sentido, apoiado nos fundamentos da Pedagogia Postural, procuramos discutir, analisar e mostrar aos alunos posturas corretas que devem ser adotadas para uma melhor interação com os instrumentos pedagógicos que diariamente os jovens utilizam, tais como: o mobiliário escolar, a mochila, o computador, como pegar e transportar objetos pesados, situações do dia-a-dia, etc.

    Pedagogia Postural tem como objetivo a reflexão, ordenação, a sistematização e a construção crítica de conceitos que levem a uma conscientização postural ampla.

    Ao relacionar-se ambiente escolar e postura, observa-se que a problemática é bem diversificada. As crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas e, no transporte do material escolar. A exposição dos estudantes as acomodações inadequadas do meio escolar faz com que surjam problemas relacionados à postura dos mesmos.

    Hoje se sabe que quanto mais precoce for à intervenção, maior a possibilidade de recuperação, evitando-se a instalação de desvios posturais que podem comprometer a saúde e, consequentemente, o rendimento escolar do aluno.

     

    http://ergonomianasescolas.blogspot.com.br/2011/01/ergonomia-na-sala-de-aula.html

  • Quer dizer que o Brasil não vai pra frente porque tem na Lei que deve existir igualdade regional, de gênero e de orientação sexual? Fale mais sobre isso, André, você deve ter um vasto conhecimento sobre os problemas do país para culpar a lei (que diga-se de passagem, é bem ilusória) por buscar igualdade entre todos os cidadãos. É muito fácil ser homem hetero meu Deus. E não basta ser contra a igualdade de gênero e de orientação sexual, além de tudo é contra a Regional. Muito bacana essa xenofobia que vivemos entre regiões do próprio Brasil, me poupe.